Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento são chaves no combate à Hanseníase
Em Alagoas, foram diagnosticadas 254 pessoas com a doença em 2024

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lança um alerta para a população durante a Campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização sobre a hanseníase. A iniciativa tem como foco o diagnóstico precoce, o acesso ao tratamento e a luta contra o preconceito em relação à doença. Em Alagoas, 254 novos casos de hanseníase foram registrados em 2024, reforçando a importância de manter a vigilância e o cuidado contínuo.
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.
O Mycobacterium leprae é transmitido por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença. Por isso todas as pessoas que convivem ou conviveram com o doente devem ser examinadas.
A assessora técnica do Programa de Controle da Hanseníase do Estado, Raissa Teixeira, destaca a importância de realizar o diagnóstico precoce para dar início ao tratamento. “A melhor forma de prevenção da doença é o diagnóstico precoce e tratamento adequado. Quando diagnosticada na fase inicial não transmite. Além de quebrar a cadeia de transmissão, o diagnóstico precoce diminui os riscos de acometimento de troncos nervosos e, consequentemente, menos riscos de incapacidade”, explica.
O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento da doença. “O tratamento é gratuito e pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] dos 102 municípios alagoanos. Quando o diagnóstico é feito, ainda na forma inicial da doença, o tratamento é de seis meses. Já quando inicia mais tardiamente, ele é de 12 meses”, salienta.
Janeiro Roxo
O Janeiro Roxo é uma campanha nacional dedicada à conscientização, prevenção e combate à hanseníase. Promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a iniciativa busca não apenas reduzir os casos da doença, mas também combater o estigma e o preconceito enfrentados por quem vive com hanseníase. Quando diagnosticada e tratada precocemente, é possível evitar complicações e incapacidades físicas.
Últimas notícias

Pesquisa mostra aprovação de 77% da prefeita de São Luís do Quitunde

Secult divulga lista de habilitados no Edital do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025

Saiba quais são as vacinas recomendadas para idosos no calendário nacional

Polícia Civil e Polícia Militar deflagram operação contra tráfico e roubos em Batalha

Cibele Moura propõe homenagem a médica que salvou vítimas de acidente na BR-101

Programa Desenvolve Arapiraca acontece no Povoado Carrasco nesta quinta (24) e sexta (25)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
