Violência

Líder religioso é preso suspeito de praticar abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Tapera

O suspeito se beneficiava da posição de liderança espiritual para atrair e forçar as vítimas ao crime.

Por Valeska Miranda* 06/01/2025 15h03 - Atualizado em 06/01/2025 19h07
Líder religioso é preso suspeito de praticar abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Tapera
Viaturas da Polícia Civil - Foto: Reprodução

As equipes da Polícia Civil da delegacia de São José da Tapera, sob o comando do delegado Diego Nunes, prenderam no dia 18 de dezembro do ano de 2024, um homem suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes em um centro de práticas religiosas localizado no próprio município. O indivíduo, conhecido popularmente como “pai de santo” se beneficiava da posição de liderança espiritual para atrair e forçar as vítimas ao crime.

Informações dão conta que a ocorrência só foi divulgada nesse último final de semana para não atrapalhar as investigações. A polícia, por sua vez, ainda está em busca de novas vítimas.

Em depoimentos relatados à polícia, as vítimas afirmaram aos policiais que eram abordadas pelo suspeito com promessas de melhores condições de vida e poderes espirituais. Elas eram convencidas a participarem de rituais envolvendo uma suposta entendida chamada “Cabra”. No decorrer da prática religiosa, realizada em quarto escuro, as crianças e adolescentes eram submetidas aos abusos sexuais.

Ainda de acordo com informações divulgadas pelo site do Ítalo Timóteo, os que se negavam a participar do abuso, eram punidos com agressões físicas, dentre elas golpes de cinto, folhas de bananeira e urtigas.

O suspeito, além da prática das violências física e sexual, submetia os menores a abusos psicológicos, proibindo-os de conversarem sobre os crimes com os demais membros do centro religioso, corroborando para um clima de sigilo e medo.

Após o recesso judicial, com as investigações já em andamento, novas vítimas serão ouvidas. A Polícia Civil continua comprometida em averiguar os fatos e orienta a população para que elas saibam o quanto é importante denunciar crimes contra crianças e adolescentes para impedir a prática e não deixar que os crimes fiquem impunes.

Diante da gravidade dos crimes, a sociedade São José da Tapera está em estado de choque, enquanto as autoridades buscam assegurar justiça às vítimas.

*estagiária sob a supervisão da redação