Hospital Regional do Alto Sertão passa a integrar estratégia nacional para reduzir infecções em UTIs
Durante o triênio 2024-2026 a unidade será acompanhada pela o Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração, de São Paulo

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é uma das instituições selecionadas para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, no triênio 2024-2026, iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi- SUS), do Ministério da Saúde.
O projeto, que visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde, tem a supervisão da Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração (Hcor), localizado no Estado de São Paulo.
Esta semana, uma equipe do hospital paulista esteve no HRAS para uma visita técnica presencial e, durante o encontro, a equipe da unidade de saúde alagoana, formada por médicos, enfermeiros e técnicos, participou de uma capacitação sobre temas associados à infecção, como tipos, diagnóstico e precauções de isolamento.
Eles receberam ensinamentos sobre como montar um quadro de monitoramento, o Kamishibai - ferramenta que possibilita a auditoria diária do cuidado ao paciente, avaliação da adesão aos processos de trabalho, identificação e planejamento de oportunidades de melhoria.
Consultora do projeto Saúde em Nossas Mãos e enfermeira da Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração (Hcor), Soélen Silva destacou que o projeto vai aprimorar a segurança e a qualidade do atendimento hospitalar.
“Estamos aqui para mostrar, acompanhar e, principalmente, apoiar a equipe no projeto, que possui o objetivo de reduzir as infecções em 50% por um triênio. Então, por esse período, estaremos acompanhando o HRAS. Já observamos que tem muitas coisas boas, muitos processos onde tentaremos alinhar alguns como oportunidade de melhorias”, ressaltou.
O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, salientou que o projeto traz uma proposta de evolução importante no combate às infecções hospitalares, que é perceptível desde a implantação.
“A metodologia utilizada, além de possibilitar avanço na qualidade da assistência, motiva a equipe assistencial no cumprimento das metas e o alcance dos indicadores de cada paciente. A adesão da Sesau a esse projeto para o HRAS é extremamente positiva, pois nos possibilita atender a população de maneira ainda melhor, salvando vidas e gerando economia para o nosso Estado, possibilitando ampliação dos serviços”, disse.
A coordenadora de enfermagem do HRAS, Camila de Araújo, disse que é uma honra participar do projeto Saúde em Nossas Mãos, que conta com auxílio, por meio de reuniões virtuais e presenciais, para acompanhar os indicadores de resultado e de processo, compartilhando desafios, testes de mudanças, melhorias; e realizando benchmarking com outras instituições participantes.
“Contamos com o empenho e dedicação de toda a equipe para que essa parceria seja um marco na melhoria da qualidade da assistência aos nossos pacientes. Juntos, faremos do HRAS um exemplo de excelência e segurança no cuidado em saúde”, celebrou.
Últimas notícias

Após cassação de mandatos de prefeito e vice, novas eleições são convocadas em Piaçabuçu

Sem Bolsonaro, Zema se coloca como opção para 2026: ‘Vamos ter que conversar muito’
![[Vídeo] Gato “soldado” é flagrado dormindo em viatura do BEPE no Rio de Janeiro](https://img.7segundos.com.br/X677z0Zg5j5LHvG01PK_N3u6IHs=/100x80/center/bottom/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/gato-viatura.jpg)
[Vídeo] Gato “soldado” é flagrado dormindo em viatura do BEPE no Rio de Janeiro
![[Vídeo] Moradores desafiam diretor de Companhia de Saneamento a beber a água que sai da torneira](https://img.7segundos.com.br/2oFi8rpQNXF5MNx1DHbBbWUfUXo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-08-at-121313-r42974fowuhsznsnroyogf5xcw5h1b3c4y5rkr6d14.jpg)
[Vídeo] Moradores desafiam diretor de Companhia de Saneamento a beber a água que sai da torneira

Imóveis de Maragogi recebem medidores inteligentes de energia elétrica

Projeto de Lei garante acessibilidade a deficientes visuais em pontos turísticos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
