Veja quem são as 10 autoridades que mais voaram com aviões da FAB em 2024
Pedidos pelas aeronaves recebem como justificativa questões de
A FAB (Força Aérea Brasileira) cedeu aeronaves para deslocamento de autoridades dos três Poderes mais de 1.400 vezes em 2024.
Um decreto presidencial de 2020 define que autoridades como ministros do governo e os presidentes do Congresso, da Câmara e do STF (Supremo Tribunal Federal) podem solicitar transporte aéreo em aeronave do Comando da Aeronáutica.
Os pedidos pelas aeronaves recebem como justificativa questões de "segurança" ou de "serviço". Ainda há margem para outras autoridades e pessoas de fora do governo pegarem carona nas vagas ociosas.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, foi a autoridade mais frequente nesse tipo de viagem. Ele utilizou a aeronave oficial ao menos 143 vezes de janeiro a dezembro.
Em 2023, a Força Aérea realizou mais de 1.800 voos com autoridades.
A conta exata sobre os deslocamentos de cada ano, porém, é imprecisa, pois a lista da FAB inclui trajetos em que as autoridades compartilham as aeronaves, entre outras situações que podem duplicar os dados.
Além disso, o órgão ainda não consolidou os dados das viagens de dezembro do ano passado -as informações de cada dia estão disponíveis no site da FAB, mas a instituição ainda deverá sintetizar a lista de voos do mês e de todo o ano em arquivos únicos.
Depois de Barroso, o presidente da Câmara, Arthur lira (PP-AL), viajou ao menos 126 vezes em 2024 em aeronaves da FAB, sendo a segunda autoridade que mais utilizou esse tipo de voo. O deputado foi a Salvador e ao Rio de Janeiro em voo da FAB durante o último Carnaval.
O ministros da Fazenda, Fernando Haddad, também fez ao menos 126 deslocamentos, enquanto o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, somou 91 voos.
As informações da FAB também incluem 91 voos feitos em 2024 sem informações sobre os passageiros. Estas aeronaves estavam "à disposição do Ministério da Defesa", segundo a Força.
A lista dos 10 passageiros mais frequentes nos voos da FAB ainda é formada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (79 voos), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro (76 voos), o ministro dos Transportes, Renan Filho (64 voos), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (63 voos) e o ministro da Educação, Camilo Santana (52 voos).
AUTORIDADE E NÚMERO DE VOOS DA FAB EM 2024
1 - Presidente do STF, Luís Roberto Barroso: 143
2 - Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP): 126
3 - Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT): 126
4 - Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski: 91
5 - Aeronaves à disposição do Ministério da Defesa: 91
6 - Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Repub.): 79
7 - Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro: 76
8 - Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB): 64
9 - Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD): 63
10 - Ministro da Educação, Camilo Santana (PT): 52Fonte: Força Aérea Brasileira
O decreto que apresenta as regras sobre o uso das aeronaves da FAB define que as solicitações serão atendidas em ordem de prioridades, que envolvem emergências médicas, motivos de segurança e motivos de viagem a serviço.
Últimas notícias
Programa Creche Para Todos avança em Arapiraca
Ampliando investimento e valorização, Arapiraca lança cinco editais de fomento à cultura
Carro pega fogo e fica destruído no Benedito Bentes, em Maceió
[Vídeo] Mulher pega bolsa caída após homem derrubar ao sair de loja em Arapiraca
Governo de Alagoas amplia Ronda no Bairro e leva programa para Paripueira
Deputada Gabi Gonçalves realiza oficinas de ovos de Páscoa para mulheres de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
