Polícia

Agreste teve redução de 70% nos homicídios, aponta relatório do 3° Batalhão da PM

Já os crimes contra o patrimônio caíram quase 20% em 2024

Por 7Segundos com Assessoria 08/01/2025 17h05
Agreste teve redução de 70% nos homicídios, aponta relatório do 3° Batalhão da PM
3° BPM divulga redução dos índices de violência em 2024, em compração com 2023 - Foto: ascom

Arapiraca e região registraram uma expressiva redução nos índices de violência em 2024, conforme dados divulgados pelo comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM). A área de atuação do batalhão, que inclui os municípios, de Arapiraca, Coite do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Taquarana, no Agreste alagoano, apresentou uma queda geral, de 70% no índice de mortes violentas intencionais (MVIs), 19,96% de redução, nos crimes violentos ao patrimônio. Outros dados positivos foram o aumento de 228% na lavratura de TCOs e 122 armas de fogo apreendidas.

De acordo com o comandante do 3º BPM, Tenente-coronel Nilton Rocha, o resultado é fruto de uma série de medidas estratégicas adotadas ao longo do último ano. Entre as ações destacam-se a atuação altamente profissional, do efetivo da unidade, no policiamento ostensivo, operações integradas com outras forças de segurança e o uso de tecnologias para monitoramento e prevenção de crimes.

“Estamos trabalhando com inteligência e planejamento para garantir mais segurança à população. A redução dos índices de violência é um reflexo do empenho dos nossos policiais e do apoio da sociedade”, afirmou o comandante.

Um dos fatores determinantes para os resultados foi o aumento de rondas em bairros com maior incidência de ocorrências. Além disso, o combate ao tráfico de drogas, considerado um dos principais fatores de criminalidade, tem sido uma prioridade. Em 2024 foram mais de 155 quilos de drogas retirados de circulação, toda área do 3º Batalhão.

O comandante do 3º Batalhão, Tenente-coronel Nilton Rocha, e o Subcomandante, Major David Durval, destacam que o desafio de manter esses números baixos exige continuidade no trabalho e na parceria com a população. Com ações preventivas e repressivas, o 3º BPM segue comprometido em consolidar Arapiraca como uma cidade cada vez mais segura e acolhedora.