Lula veta projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência
Presidente justificou que texto era inconstitucional e contrário ao interesse público; projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou por inteiro nesta segunda-feira (13) o projeto de lei que equipara diabetes tipo 1 a deficiência. Ele justificou que o texto é inconstitucional e vai na direção contrária ao interesse público.
Em mensagem enviada ao Congresso Nacional, a presidência afirma que o projeto de lei contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que possui status de emenda constitucional. Ela diz que a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica.
O projeto também violaria a Constituição ao criar novas despesas obrigatórias e não apresentar estimativa do impacto orçamentário-financeiro e previsão de fonte orçamentária para arcar com esses novos custos.
Também é citada a violação do princípio que exige a existência de fonte de custeio para a criação ou ampliação de benefício da seguridade social.
Na mensagem, a presidência diz que foram ouvidos os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Gestão e da Inovação, dos Direitos Humanos e da Saúde e que todos se manifestaram a favor do veto.
O projeto de lei foi aprovado no Congresso em dezembro. Ele estabelece que as mesmas regras já previstas para pessoas com deficiência, definidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, também valeriam para aqueles que possuem diabetes tipo 1.
Alguns exemplos desses benefícios são: Benefício de Prestação Continuada e passe livre em transporte público para aqueles que comprovarem baixa renda; prioridade em atendimentos à saúde; garantia de meia-entrada em eventos culturais; e reserva de vagas em empresas e instituições de ensino pela Lei de Cotas.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
