Lula veta projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência
Presidente justificou que texto era inconstitucional e contrário ao interesse público; projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou por inteiro nesta segunda-feira (13) o projeto de lei que equipara diabetes tipo 1 a deficiência. Ele justificou que o texto é inconstitucional e vai na direção contrária ao interesse público.
Em mensagem enviada ao Congresso Nacional, a presidência afirma que o projeto de lei contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que possui status de emenda constitucional. Ela diz que a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica.
O projeto também violaria a Constituição ao criar novas despesas obrigatórias e não apresentar estimativa do impacto orçamentário-financeiro e previsão de fonte orçamentária para arcar com esses novos custos.
Também é citada a violação do princípio que exige a existência de fonte de custeio para a criação ou ampliação de benefício da seguridade social.
Na mensagem, a presidência diz que foram ouvidos os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Gestão e da Inovação, dos Direitos Humanos e da Saúde e que todos se manifestaram a favor do veto.
O projeto de lei foi aprovado no Congresso em dezembro. Ele estabelece que as mesmas regras já previstas para pessoas com deficiência, definidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, também valeriam para aqueles que possuem diabetes tipo 1.
Alguns exemplos desses benefícios são: Benefício de Prestação Continuada e passe livre em transporte público para aqueles que comprovarem baixa renda; prioridade em atendimentos à saúde; garantia de meia-entrada em eventos culturais; e reserva de vagas em empresas e instituições de ensino pela Lei de Cotas.
Últimas notícias
Médica é denunciada pelo MPAL por agredir tia idosa de 77 anos em Arapiraca
[Vídeo] Suspeito de série de roubos em Arapiraca é preso após ser reconhecido por vítimas
Renan critica texto de Derrite no PL Antifacção: ‘Fazer arminha em época de campanha não funciona
Mostra de Cinema Infantil abre cortinas para os pequenos espectadores
Governo investe R$ 17 milhões em conjunto habitacional em Murici
Ministério Público cobra informações sobre alvarás e licenças para a construção da sede da Oplit na Praça Gogó da Ema
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
