Iteral recebe visita do prefeito de Igaci para discutir avanço do Rural Legal
Em reunião com o diretor-presidente Jaime Silva, Petrúcio Barbosa é atualizado sobre os próximos passos do programa de regularização fundiária
O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, recebeu, nesta segunda-feira (20), o prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa, para discutir o avanço da mais nova etapa do programa de regularização fundiária Rural Legal.
A iniciativa, promovida pelo governo Paulo Dantas, é desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-AL) e a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL).
Desde os primeiros dias do mês janeiro, o corpo técnico do Iteral atua na cidade do Agreste alagoano com o objetivo de beneficiar agricultores familiares em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir da emissão, registro gratuito e entrega de títulos de propriedade.
Até o momento, mais de 180 imóveis já foram cadastrados pela equipe da autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). A expectativa é que ao menos 300 famílias igacienses sejam alcançadas pela política pública até a conclusão dos trabalhos de campo, que ainda envolvem a realização de levantamentos topográficos e a atualização da malha territorial dos municípios integrados no projeto.
Além de significar a conquista definitiva da posse da propriedade, o título da terra permite que o pequeno agricultor tenha acesso ao crédito rural, à aposentadoria e também aos demais direitos previdenciários, representando assim segurança jurídica e um universo de novas oportunidades para os trabalhadores camponeses.
Também participaram da reunião o assessor especial de Monitoramento de Programas e Projetos do Iteral, Milton Melo, e o secretário de Governo de Igaci, Antônio Eduardo Barbosa Amaral.

Meta de 7.200 títulos de terra
De acordo com Jaime Silva, 7.200 propriedades devem ser regularizadas até dezembro de 2026. “O Governo de Alagoas compreende o Rural Legal como um instrumento de promoção de justiça social e alcançar este número de famílias é um compromisso do governador Paulo Dantas”, afirma o gestor.
“Nosso objetivo é dar dignidade aos pequenos produtores em situação de vulnerabilidade e criar condições de permanência no campo. Essa parceria com o Tribunal de Justiça representa um passo importante neste sentido, à medida que leva segurança jurídica aos beneficiários do programa, estimula a inclusão produtiva e contribui para a geração de emprego e renda nas zonas rurais”, ressalta.
Últimas notícias
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
