Pesquisa Quaest traz hoje estrago do Pix na imagem do Governo
Levantamento poderá dar uma medida do impacto da crise nas taxas de aprovação e reprovação do presidente

O Governo Lula sofreu um baque de tamanha envergadura na desastrosa investida no Pix que resolveu gastar R$ 50 milhões numa campanha publicitária.
Os estragos na intervenção da equipe econômica no Pix serão observados hoje. A Quaest divulgará, até o meio-dia, sua primeira pesquisa de avaliação do governo Lula (PT) desde a crise do Pix, que se desenrolou entre o fim de dezembro e o início deste ano.
As entrevistas para a pesquisa começaram a ser realizadas na última quinta-feira, dia 23, e se estenderam até ontem. Encomendado pela Genial Investimentos, o levantamento poderá dar uma medida do impacto da crise nas taxas de aprovação e reprovação do presidente, que vinham oscilando ao longo deste ano.
Na última pesquisa Genial/Quaest, divulgada em dezembro, e realizada a partir de 8,5 mil entrevistas em todo o País, a aprovação de Lula estava em 52%, enquanto 47% reprovaram a atuação do presidente.
Esta havia sido a menor distância entre os dois índices desde maio de 2024, quando Lula era aprovado por 50% e reprovado por 47%, de acordo com a Quaest. Depois disso, a aprovação do presidente chegou a subir para 54%, em julho, e desde então oscilou para baixo.
A reprovação, por sua vez, após uma queda a 43% no meio do ano, vem apresentando tendência de alta desde então.
No fim de dezembro, a oposição bolsonarista se mobilizou nas redes com críticas ao governo devido a uma portaria da Receita Federal que continha novas regras sobre coleta de informações de movimentações financeiras.
Um ponto que causou controvérsia até entre aliados do governo foi a menção específica ao monitoramento de “transações eletrônicas efetuadas por intermédio do Sistema de Pagamentos Instantâneos” — isto é, o Pix —, a partir do piso de R$ 5 mil.
Nas redes, adversários do governo passaram a aventar a hipótese de que o Pix poderia ser alvo de taxação no futuro, embora isso não conste no ato da Receita.
Em meio ao espalhamento do boato, o número de transações feitas com Pix teve a maior queda desde a implementação do sistema, conforme revelou reportagem do jornal O Globo.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
