Projetos de agricultura irrigada no Sertão receberam investimentos de R$ 2,4 milhões do governo
Projetos da Seagri promovem desenvolvimento rural e transformação social no sertão alagoano
Para fomentar a produção e a inclusão produtiva no Canal do Sertão, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) desenvolve estratégias para a agricultura irrigada na região, aumentando a segurança hídrica no desenvolvimento das culturas, principalmente no Alto Sertão de Alagoas.
Entre os anos de 2023 e 2024, o investimento na agricultura irrigada da região foi de R$ 2,4 milhões, atendendo quase 150 famílias nos municípios de Delmiro Gouveia, Olho d´Água do Casado, Água Branca, Pariconha e São José da Tapera. Ao todo, foram 29 kits de irrigação e 60 módulos irrigados de produção - MIPAs disponibilizados. Os equipamentos são iniciativas que estão associadas ao uso da água do Canal do Sertão, auxiliando os produtores locais.
“O Canal do Sertão é muito importante porque dá acesso a água para as pessoas no alto e médio sertão alagoano, principalmente aos agricultores familiares. O principal papel do canal é a agricultura irrigada e o Governo de Alagoas, além de viabilizar as obras do canal, também está empenhado no desenvolvimento da região através da implementação de políticas públicas voltadas à agricultura irrigada”, ressalta a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues.
A Seagri já instalou 60 módulos irrigados nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Olho D'Água do Casado. O MIPAs conta com kit de irrigação, mini telado para produção de mudas e outros equipamentos que são utilizados para fomentar a produção. Foi através do desenvolvimento dessas ações que o agricultor familiar Francisco da Silva, do assentamento Maria Cristina, em Delmiro Gouveia, conseguiu ter uma mudança no modo de produção na propriedade.
“Aqui eu planto melancia, tomate, batata doce, macaxeira, feijão de corda, tem a goiaba, limão e acerola. O Canal do Sertão foi muito importante e depois chegou o MIPAs e deu uma nova melhorada. Porque antes eu tinha que sair mudando a área que plantava porque a gente não tinha mangueira de gotejo. Agora melhorou muito e vai melhorar ainda mais”, explica o agricultor.
Com a produção aumentando, a Seagri, a Prefeitura de Delmiro Gouveia e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) organizaram, em 2023, os produtores da região para incentivar a criação da cooperativa local, que hoje comercializa os produtos para os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atende o mercado local e também o município de Maceió.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
