Presídio do Agreste passa a instalar tornozeleiras eletrônicas em custodiados
Núcleo vai permitir a celeridade na execução penal em relação ao custodiado que progrediu de regime
O Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, passou a contar com um núcleo de instalação de tornozeleiras eletrônicas, serviço antes oferecido somente em Maceió, o que elevava os custos com a disponibilização desse monitoramento, especialmente porque havia a necessidade de deslocamento dos custodiados do interior para a capital.
Além disso, a medida gera mais segurança aos envolvidos na movimentação dos reeducandos e é um importante passo para o contingenciamento de gastos, reduzindo as viagens feitas pelas equipes formadas por policiais penais do Presídio do Agreste a Maceió, que ocorriam quase todos os dias com o intuito de instalar as tornozeleiras.
“A descentralização desse serviço de colocação de tornozeleiras, que agora passa a ocorrer no Presídio do Agreste, é uma iniciativa muito importante capitaneada pelo governador Paulo Dantas, que vai gerar economia, segurança e praticidade”, comemora o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.
Outro ponto que precisa ser destacado é a celeridade na execução penal em relação ao custodiado que progrediu de regime, já que não precisa de agendamento na capital para a colocação do dispositivo de segurança. Ou seja, menos tempo, menos burocracia, menos gasto.
“Verificando esse fluxo identificamos que a transferência dos reeducandos do Presídio do Agreste a Maceió resultava em gasto de combustível e diminuição do nosso efetivo já que realizávamos a escolta desse reeducando até Maceió e havia ainda a possibilidade de acontecer algum acidente nesse trajeto. Então nós começamos a verificar com o Centro de Monitoramento de Maceió para que fizesse uma extensão no Presídio do Agreste e isso gera muitos benefícios”, completa Fábio Oliveira, diretor do Presídio do Agreste.
A operacionalização de um núcleo para instalação de tornozeleiras eletrônicas no Presídio do Agreste está vinculada à Central de Videomonitoramento da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em Maceió.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
