[Vídeo] Deputado Daniel Barbosa reforça defesa pela emancipação do Campus da Ufal em Arapiraca
Campus interiorizado da instituição federal está passando por problemas de infraestutura que prejudicam a qualidade do ensino
O deputado federal Daniel Barbosa voltou a defender a emancipação do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, com o objetivo de transformá-lo na Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas. O parlamentar argumenta que a autonomização da instituição proporcionará mais agilidade na resolução de problemas estruturais, além de fomentar o desenvolvimento educacional e econômico da região.
Daniel Barbosa falou que tem recebido diversas mensagens de estudantes e professores sobre os desafios enfrentados pela unidade de ensino, especialmente em relação à infraestrutura. "Eu venho acompanhando desde o começo a situação sobre os problemas da infraestrutura no campus da Ufal de Arapiraca. Recebi muitas mensagens e tenho conversado com alunos e professores sobre este problema, que para mim, como arapiraquense, deputado federal e membro da Comissão de Educação na Câmara, é um problema inaceitável", afirmou o parlamentar, em um vídeo postado em seu perfil oficial no Instagram.
Atualmente, o Campus Arapiraca conta com 23 cursos de graduação e três programas de mestrado, sendo um importante polo de formação acadêmica e desenvolvimento regional. A proposta de emancipação segue os moldes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), criada em 2018 a partir do desmembramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na ocasião, a criação da Ufape representou um investimento inicial de R$ 121 milhões, consolidando a autonomia administrativa e financeira da nova instituição.
O projeto de emancipação do Campus Arapiraca tem o apoio da comunidade acadêmica e visa garantir gestão própria e acesso direto a recursos federais, sem a dependência da Ufal em Maceió. "Emancipar a Ufal Arapiraca significa dar autonomia e agilidade para resolver problemas recorrentes como esses. E esse tipo de problema, a gente sabe que quanto mais demora a ser sanado, fica mais caro e muitas vezes impossível de se resolver", ressaltou Daniel Barbosa.
Como parte do processo para avançar com a proposta, o deputado anunciou a realização de uma audiência pública para debater o tema com profissionais da educação e representantes de órgãos públicos. "Vamos realizar uma audiência pública com vários profissionais e órgãos da educação para tratar sobre o processo de emancipação, levando exemplos de outras universidades que já foram emancipadas, como a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em Garanhuns. Essa é uma caminhada que nós estamos iniciando, mas juntos nós vamos conseguir vencer e conto com vocês nesta luta", declarou.
A emancipação do Campus Arapiraca é vista como um marco para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Alagoas. Com maior independência administrativa, a nova universidade terá capacidade de ampliar sua estrutura, atrair investimentos, expandir a oferta de cursos e incentivar projetos de pesquisa. "Criar a Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas é um dos meus principais compromissos de trabalho", reforçou Daniel Barbosa.
A expectativa é que a proposta ganhe força em Brasília e possa se concretizar nos próximos anos, garantindo avanços significativos para a educação superior e o crescimento da região.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
