[Vídeo] Deputado Daniel Barbosa reforça defesa pela emancipação do Campus da Ufal em Arapiraca
Campus interiorizado da instituição federal está passando por problemas de infraestutura que prejudicam a qualidade do ensino
O deputado federal Daniel Barbosa voltou a defender a emancipação do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, com o objetivo de transformá-lo na Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas. O parlamentar argumenta que a autonomização da instituição proporcionará mais agilidade na resolução de problemas estruturais, além de fomentar o desenvolvimento educacional e econômico da região.
Daniel Barbosa falou que tem recebido diversas mensagens de estudantes e professores sobre os desafios enfrentados pela unidade de ensino, especialmente em relação à infraestrutura. "Eu venho acompanhando desde o começo a situação sobre os problemas da infraestrutura no campus da Ufal de Arapiraca. Recebi muitas mensagens e tenho conversado com alunos e professores sobre este problema, que para mim, como arapiraquense, deputado federal e membro da Comissão de Educação na Câmara, é um problema inaceitável", afirmou o parlamentar, em um vídeo postado em seu perfil oficial no Instagram.
Atualmente, o Campus Arapiraca conta com 23 cursos de graduação e três programas de mestrado, sendo um importante polo de formação acadêmica e desenvolvimento regional. A proposta de emancipação segue os moldes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), criada em 2018 a partir do desmembramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na ocasião, a criação da Ufape representou um investimento inicial de R$ 121 milhões, consolidando a autonomia administrativa e financeira da nova instituição.
O projeto de emancipação do Campus Arapiraca tem o apoio da comunidade acadêmica e visa garantir gestão própria e acesso direto a recursos federais, sem a dependência da Ufal em Maceió. "Emancipar a Ufal Arapiraca significa dar autonomia e agilidade para resolver problemas recorrentes como esses. E esse tipo de problema, a gente sabe que quanto mais demora a ser sanado, fica mais caro e muitas vezes impossível de se resolver", ressaltou Daniel Barbosa.
Como parte do processo para avançar com a proposta, o deputado anunciou a realização de uma audiência pública para debater o tema com profissionais da educação e representantes de órgãos públicos. "Vamos realizar uma audiência pública com vários profissionais e órgãos da educação para tratar sobre o processo de emancipação, levando exemplos de outras universidades que já foram emancipadas, como a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em Garanhuns. Essa é uma caminhada que nós estamos iniciando, mas juntos nós vamos conseguir vencer e conto com vocês nesta luta", declarou.
A emancipação do Campus Arapiraca é vista como um marco para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Alagoas. Com maior independência administrativa, a nova universidade terá capacidade de ampliar sua estrutura, atrair investimentos, expandir a oferta de cursos e incentivar projetos de pesquisa. "Criar a Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas é um dos meus principais compromissos de trabalho", reforçou Daniel Barbosa.
A expectativa é que a proposta ganhe força em Brasília e possa se concretizar nos próximos anos, garantindo avanços significativos para a educação superior e o crescimento da região.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
