[Vídeo] Deputado Daniel Barbosa reforça defesa pela emancipação do Campus da Ufal em Arapiraca
Campus interiorizado da instituição federal está passando por problemas de infraestutura que prejudicam a qualidade do ensino
O deputado federal Daniel Barbosa voltou a defender a emancipação do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, com o objetivo de transformá-lo na Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas. O parlamentar argumenta que a autonomização da instituição proporcionará mais agilidade na resolução de problemas estruturais, além de fomentar o desenvolvimento educacional e econômico da região.
Daniel Barbosa falou que tem recebido diversas mensagens de estudantes e professores sobre os desafios enfrentados pela unidade de ensino, especialmente em relação à infraestrutura. "Eu venho acompanhando desde o começo a situação sobre os problemas da infraestrutura no campus da Ufal de Arapiraca. Recebi muitas mensagens e tenho conversado com alunos e professores sobre este problema, que para mim, como arapiraquense, deputado federal e membro da Comissão de Educação na Câmara, é um problema inaceitável", afirmou o parlamentar, em um vídeo postado em seu perfil oficial no Instagram.
Atualmente, o Campus Arapiraca conta com 23 cursos de graduação e três programas de mestrado, sendo um importante polo de formação acadêmica e desenvolvimento regional. A proposta de emancipação segue os moldes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), criada em 2018 a partir do desmembramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na ocasião, a criação da Ufape representou um investimento inicial de R$ 121 milhões, consolidando a autonomia administrativa e financeira da nova instituição.
O projeto de emancipação do Campus Arapiraca tem o apoio da comunidade acadêmica e visa garantir gestão própria e acesso direto a recursos federais, sem a dependência da Ufal em Maceió. "Emancipar a Ufal Arapiraca significa dar autonomia e agilidade para resolver problemas recorrentes como esses. E esse tipo de problema, a gente sabe que quanto mais demora a ser sanado, fica mais caro e muitas vezes impossível de se resolver", ressaltou Daniel Barbosa.
Como parte do processo para avançar com a proposta, o deputado anunciou a realização de uma audiência pública para debater o tema com profissionais da educação e representantes de órgãos públicos. "Vamos realizar uma audiência pública com vários profissionais e órgãos da educação para tratar sobre o processo de emancipação, levando exemplos de outras universidades que já foram emancipadas, como a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em Garanhuns. Essa é uma caminhada que nós estamos iniciando, mas juntos nós vamos conseguir vencer e conto com vocês nesta luta", declarou.
A emancipação do Campus Arapiraca é vista como um marco para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Alagoas. Com maior independência administrativa, a nova universidade terá capacidade de ampliar sua estrutura, atrair investimentos, expandir a oferta de cursos e incentivar projetos de pesquisa. "Criar a Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas é um dos meus principais compromissos de trabalho", reforçou Daniel Barbosa.
A expectativa é que a proposta ganhe força em Brasília e possa se concretizar nos próximos anos, garantindo avanços significativos para a educação superior e o crescimento da região.
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
