Governo de Alagoas inaugura a 68ª creche Cria no município de Traipu
Primeira creche Cria da cidade deve atender cerca de 200 crianças, ampliando para 13.500 as vagas de educação infantil no Estado

O governador Paulo Dantas, ao lado da primeira-dama, médica Júlia Brito, inaugurou nessa quarta-feira (19), a 68ª creche Cria, desta vez no povoado Mumbaça, comunidade quilombola na zona rural de Traipu. A unidade educacional vai atender crianças entre 0 a 6 anos de idade e irá funcionar em tempo integral, com capacidade de acolher até 200 crianças.
Com a unidade de Traipu, o governo de Alagoas expande a cobertura da educação infantil em 13.600 mil vagas geradas, sendo 34% da cobertura total que irá alcançar quando entregar as 200 creches Cria prometidas. Foram investidos R$ 4,5 milhões na unidade.

Durante a inauguração, o governador Paulo Dantas reafirmou o compromisso com a primeira infância em Alagoas e prometeu outros investimentos relacionados à educação na cidade.
“Tenho o compromisso com a educação, e eu provo quando inauguro aqui na cidade mais uma escola indígena e essa creche. Para o futuro, prometo inaugurar mais uma creche Cria, desta vez no centro, zona urbana, e também uma escola de ensino médios com 12 salas”, disse.
Além disso, Paulo se comprometeu a dar continuidade as obras da orla de Traipu, do acesso da zona rural do município até a rodovia AL-115.

Para o prefeito Lucas Santos, a comunidade necessitava de um espaço seguro para as crianças do município. “Queria primeiramente agradecer todo o cuidado para as crianças e mães que moram aqui no povoado de Mumbaça. Isso é fruto de amor, compromisso e parceria”, destacou.
A secretária da primeira infância, Caroline Leite, reafirmou a disposição da secretaria para acompanhar os 40 profissionais que vão atuar na unidade.
“Damos a estrutura, os móveis e também as capacitações, afinal, nossas crianças merecem o melhor ensino. Aqui é uma das ações que transformam a primeira infância e refletem a vida toda”, acrescentou Caroline.
A unidade conta com salas de referência, multiuso, amamentação, e coordenação, além de cozinha, refeitório, almoxarifado, direção, secretaria, pátio coberto, playground, solário com tapete sensorial, amarelinhas e jardim vertical.

Maria de Fátima Ferreira ficou encantada com a quantidade de detalhes da creche que sua filha de 5 anos, Eloá, vai começar a estudar.
“Ficou tudo muito lindo, e o bom é que é pertinho da minha casa. Ela vai passar o dia aqui, me sinto segura e acolhida pelo governo em pensar numa estrutura dessa para as crianças e as mães da nossa comunidade”, acrescenta Maria.
Estiveram presentes na solenidade a secretaria de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, além do ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos, e outras autoridades municipais.

Sobre o nome da unidade
A creche Cria se chamará Centro Educacional Infantil Maria Benedita dos Santos, em homenagem à agricultora que se destacou como comerciante na feira local da cidade, ao lado de seu esposo, onde cultivou muitas amizades e espalhou alegria. Maria dedicou sua vida à família, à comunidade e ao trabalho.
Natural da comunidade de Mumbaça, ela era conhecida por sua bondade, humildade e determinação. Sua relação com a comunidade era de grande respeito e carinho; todos a consideravam uma pessoa querida e admirável, sempre disposta a ajudar o próximo.
Com muita força e resiliência, ela criou seus três filhos, ensinando valores essenciais como trabalho, perseverança e amor incondicional. Além disso, era uma avó amorosa, que se dedicava profundamente a seus dois netos.
Maria Benedita enfrentou desafios e superou obstáculos com coragem, resiliência e sem nunca desistir. Seu legado é de amor, humildade e inspiração, que continuará vivo no coração daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la. Benedita faleceu no dia 6 de dezembro de 2024, mas deixou uma marca eterna nas vidas e na história da comunidade
Últimas notícias

PRF prende homem por receptação e porte ilegal de arma de fogo em São Sebastião

Homem é preso com veículo adulterado em União dos Palmares

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora de Justiça de caso Carla Janiere entra com recurso de apelação nesta terça (25)

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
