Lucas Santos e Paulo Dantas inauguram escola e creche para comunidades tradicionais de Traipu
Escola homenageia cacique que lutou para que crianças indígenas recebessem educação de qualidade

O prefeito de Traipu, Lucas Santos, recebeu o governador do estado, Paulo Dantas, nesta quarta-feira (21), para a inauguração de uma série de obras na zona rural, que beneficiam as comunidades tradicionais do município.
A primeira obra inaugurada foi a Escola Estadual Indígena Cacique José Saraiva Irmão Saracona, na Aldeia Aconã.
A unidade escolar era um sonho antigo da comunidade indígena e é a quarta do tipo entregue este ano pelo Estado.
“O povo Aconã sonha há muito tempo com essa escola. Hoje, tenho a honra, junto ao Governo do Estado, de entregar essa unidade de ensino linda, com uma infraestrutura adequada, que valoriza e respeita a cultura e as tradições desta comunidade, assim como de seus antepassados e sua língua materna”, declarou o prefeito de Traipu.
O governador Paulo Dantas afirmou que a educação tem sido prioridade no seu governo, inclusive a dos povos indígenas. “Esta é a quarta escola indígena entregue só este ano em Alagoas. Juntas, elas acolhem cerca de dois mil estudantes. Nós investimos pesado na educação indígena e quilombola. Esse povos também merecem uma educação de qualidade, respeitando suas tradições”, completou.
A escola recebeu o nome do Cacique Saraiva, falecido em março de 2024, que lutou para que a unidade de ensino fosse construída na comunidade. O corpo dele está sepultado em uma oca erguida em uma área da escola.
Após a inauguração na Aldeia Aconã, as comitivas, da Prefeitura e do Governo do Estado, foram até o Povoado Quilombo Mumbaça, onde foi inaugurada uma creche Cria.
O prefeito Lucas Santos destacou a importância da creche para a população da região.
“É uma obra muito importante para o Quilombo Mumbaça, a maior localidade do interior de Traipu. O equipamento vai facilitar a vida das famílias, que ficarão tranquilas em deixar suas crianças para receberem cuidado e educação, enquanto os pais e responsáveis trabalham. É um salto na qualidade de vida da nossa população”, disse.
O dia de inaugurações também foi marcado pela entrega de pavimentações de ruas do Povoado Bom Jardim e Quilombo Mumbaça, onde também foi inaugurada uma praça.
Lucas Santos e Paulo Dantas também assinaram ordens de serviços para a construção de mais pavimentações, praças e uma quadra de esportes, em localidades da zona rural de Traipu
Participaram das solenidades: o presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos; o secretário municipal de Educação, Reginaldo Farias e demais secretários e vereadores municipais.
A secretária estadual da Primeira Infância, Caroline Leite; a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcante; o reitor da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Airton Melo, o coordenador estadual da Funai, Cícero Albuquerque, e outras autoridades estaduais e municipais também acompanharam o dia de inaugurações.




Últimas notícias

Dunga receberá Comenda Padre Léo por seu trabalho pela recuperação de dependentes químicos

'Maceió vai ganhar 60 areninhas em um investimento inédito', diz Rodrigo Cunha

Filme sobre a história da aldeia Wassu Cocal emociona e inspira alunos de Alagoas

Casados há 74 anos, idosos morrem com 10 horas de diferença em SP

Estudantes PcD de baixa renda poderão receber adicional de até 100% do BPC

Robô da Nasa capta imagens de aurora boreal nos céus de Marte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
