INSS libera extrato do Imposto de Renda 2025; saiba como consultar
Prazo para declarar o IR neste ano, que tem como base o ano de 2024, está previsto para começar em 17 de março
Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o documento para declarar o Imposto de Renda 2025, caso seja obrigado a prestar contas à Receita.
O prazo para declarar o IR neste ano, que tem como base o ano de 2024, está previsto para começar em 17 de março.
Deve entregar a declaração quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2024, incluindo salários, aposentadorias, aluguéis e prestação de serviços como autônomo.
Os dados finais, no entanto, ainda serão divulgados. Há também outras regras que indicam a necessidade de apresentar a declaração.
Quem é obrigado a declarar e perde o prazo, que vai até 30 de maio, paga multa de 1% sobre o imposto devido no ano. O valor mínimo é de R$ 165,74.
Aposentados a partir de 60 e de 80 anos têm prioridade para receber a restituição, que começa a ser paga em maio.
Além da aposentadoria, é preciso informar movimentações bancárias e bens, como casa, apartamento, terreno ou carro que possui. Também é possível deduzir despesas com saúde e educação ou mesmo previdência privada.
Veja como acessar o extrato do Imposto de Renda do INSS:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Informe CPF e senha de acesso do portal Gov.br;
- Na página seguinte, vá do lado esquerdo da tela e clique em "Outros serviços";
- Clique em "Meus benefícios";
- Em seguida, clique sobre o número do benefício ativo;
- Depois, vá em "Extrato do IRPF" à direita da tela;
- Em seguida, aparecerá o extrato do Imposto de Renda com informações do seu pagamento durante o ano de 2024;
- Desça até embaixo da baixa para baixar o documento e guardar em seu computador ou celular.
O aposentado que trabalha precisa informar ao fisco, além da aposentadoria, o rendimento do emprego. Quem acumula aposentadoria com pensão também deve declarar as duas rendas. Se tiver dependentes, o rendimento recebido pelo dependente precisa estar na declaração.
Aposentado acima de 65 anos tem direito à isenção extra do Imposto de Renda a partir do mês de aniversário.
Para receber restituição maior ou pagar menos imposto no ano, o aposentado pode deduzir gastos permitidos por lei, como despesas com saúde e educação, por exemplo, suas e de seus dependentes.
A dedução dos gastos com saúde não tem limite, mas é preciso ter documentos que comprovem as despesas, sob pena de cair na malha fina.
Prioridade no pagamento da restituição
Os aposentados com 80 anos ou mais seguem tendo a prioridade máxima para o reembolso dos valores do fisco.
Veja a ordem de prioridade da restituição do IR:
1 - Idosos com 80 anos ou mais;
2 - Idosos com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e/ou doença grave;
3 - Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
4 - Contribuintes do Rio Grande do Sul;
5 - Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
6 - Demais contribuintes.
Entre as pessoas que estão no mesmo grupo de beneficiados, o desempate é feito pela data de entrega.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
