ANA aponta seca mais branda em Alagoas em fevereiro; área atingida pelo fenômeno caiu 10%
Área com o fenômeno diminuiu em todo o Nordeste, Norte e Sudeste e se intensificou no Sul

Estudos realizados pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) apontam que a seca tem se tornado mais branda em todo o território nordestino, de maneira geral, a partir de janeiro de 2025, e o estado de Alagoas se inclui nesse fenômeno.
Segundo a ANA, entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, a área com seca em Alagoas teve uma redução de 100% para 90% de seu território. É a primeira vez que o estado registra áreas livres de seca desde outubro do ano passado.
A Agência registrou o abrandamento do fenômeno, já que a seca grave deixou de ser registrada no estado em janeiro deste ano. Segundo a ANA, é a melhor condição do fenômeno no território alagoano desde setembro de 2024, quando houve seca moderada em 16% do estado.
Conforme a última atualização do Monitor de Secas, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em 21 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Com o volume das chuvas, a seca deixou de ser registrada no Estado do Rio de Janeiro. No sentido oposto, somente no Rio Grande do Sul, a seca se intensificou em janeiro. Já em outras quatro unidades da Federação o fenômeno ficou estável em termos de severidade nesse período: Distrito Federal, Espírito Santo, Roraima e Santa Catarina.

Mapa da seca divulgado pela ANA. Foto: reprodução/ANA
Considerando as cinco regiões geopolíticas acompanhadas pelo Monitor de Secas, o Sudeste teve a condição mais branda do fenômeno em janeiro, enquanto o Norte teve a situação mais severa, registrando seca excepcional – a mais intensa na escala do Monitor. Entre dezembro e janeiro, houve um abrandamento em quatro regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. A exceção foi o Sul, onde o fenômeno se intensificou nesse período. Considerando a extensão da área com seca, houve redução da área com registro do fenômeno no Nordeste, Norte e Sudeste. Na região Sul a área com seca teve um aumento. Já o Centro-Oeste seguiu com seca na totalidade de seu território.
Na comparação entre dezembro e janeiro, dois estados registraram o aumento da área com seca: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No sentido oposto, o Monitor verificou a diminuição da área com o fenômeno em outros nove estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Em outras 15 unidades da Federação a área com seca se manteve estável: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Já o Rio de Janeiro ficou livre de seca no período.
Treze unidades da Federação registraram seca em 100% do território em janeiro deste ano: Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Nos demais estados com registro do fenômeno, os percentuais variaram de 31% a 99%.
Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de janeiro, seguido por Pará, Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul. No total, entre dezembro e janeiro, a área com o fenômeno caiu de 7,85 milhões para 7,45 milhões de km², o equivalente a 87% do território brasileiro.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
