ANA aponta seca mais branda em Alagoas em fevereiro; área atingida pelo fenômeno caiu 10%
Área com o fenômeno diminuiu em todo o Nordeste, Norte e Sudeste e se intensificou no Sul
Estudos realizados pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) apontam que a seca tem se tornado mais branda em todo o território nordestino, de maneira geral, a partir de janeiro de 2025, e o estado de Alagoas se inclui nesse fenômeno.
Segundo a ANA, entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, a área com seca em Alagoas teve uma redução de 100% para 90% de seu território. É a primeira vez que o estado registra áreas livres de seca desde outubro do ano passado.
A Agência registrou o abrandamento do fenômeno, já que a seca grave deixou de ser registrada no estado em janeiro deste ano. Segundo a ANA, é a melhor condição do fenômeno no território alagoano desde setembro de 2024, quando houve seca moderada em 16% do estado.
Conforme a última atualização do Monitor de Secas, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em 21 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Com o volume das chuvas, a seca deixou de ser registrada no Estado do Rio de Janeiro. No sentido oposto, somente no Rio Grande do Sul, a seca se intensificou em janeiro. Já em outras quatro unidades da Federação o fenômeno ficou estável em termos de severidade nesse período: Distrito Federal, Espírito Santo, Roraima e Santa Catarina.

Mapa da seca divulgado pela ANA. Foto: reprodução/ANA
Considerando as cinco regiões geopolíticas acompanhadas pelo Monitor de Secas, o Sudeste teve a condição mais branda do fenômeno em janeiro, enquanto o Norte teve a situação mais severa, registrando seca excepcional – a mais intensa na escala do Monitor. Entre dezembro e janeiro, houve um abrandamento em quatro regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. A exceção foi o Sul, onde o fenômeno se intensificou nesse período. Considerando a extensão da área com seca, houve redução da área com registro do fenômeno no Nordeste, Norte e Sudeste. Na região Sul a área com seca teve um aumento. Já o Centro-Oeste seguiu com seca na totalidade de seu território.
Na comparação entre dezembro e janeiro, dois estados registraram o aumento da área com seca: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No sentido oposto, o Monitor verificou a diminuição da área com o fenômeno em outros nove estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Em outras 15 unidades da Federação a área com seca se manteve estável: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Já o Rio de Janeiro ficou livre de seca no período.
Treze unidades da Federação registraram seca em 100% do território em janeiro deste ano: Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Nos demais estados com registro do fenômeno, os percentuais variaram de 31% a 99%.
Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de janeiro, seguido por Pará, Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul. No total, entre dezembro e janeiro, a área com o fenômeno caiu de 7,85 milhões para 7,45 milhões de km², o equivalente a 87% do território brasileiro.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
