Assistência Social de Penedo e Seprev intensificam acolhimento de pessoas em situação de rua
O acolhimento de pessoas em situação de rua segue fortalecido em Penedo, onde prefeitura e governo de Alagoas atuam em conjunto, orientando equipe técnica e realizando busca ativa.
Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) voltaram a promover capacitação para servidores e também abordagens nas ruas.
O trabalho iniciado pela manhã, com palestra na Casa de Aposentadoria, teve complemento no período da noite, com equipe das duas pastas e da Rede Acolhe visitando locais frequentados por pessoas em situação de rua.
Em todos os lugares onde comumente há presença de pessoas que, em sua maioria, também são dependentes químicos, apenas no centro da cidade e em frente a uma clínica médica situada na Avenida Wanderley havia o público-alvo da busca ativa.
Durante os atendimentos das equipes da SEMASDH e da Seprev, duas pessoas aceitaram o encaminhamento proposto e foram levadas até a comunidade terapêutica Kerygma, localizada em Craíbas, município da região Agreste de Alagoas.
A Diretora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Patrícia Mendes Vieira, participa diretamente desse trabalho e informa que a maior dessas pessoas em situação de rua têm família e moradia fixa, sendo que algumas são de outras cidades, entre elas Piaçabuçu e Coruripe.
“A gente não pode retirar essas pessoas à força durante a abordagem social, quando tentamos estabelecer um vínculo de confiança para que aceitem o tratamento, o encaminhamento possível”, explica a assistente social sobre o trabalho.
Além da Diretora do CREAS, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo participou da busca ativa com a psicóloga Kelma Farias. Ao lado do pessoal da Seprev e da Rede Acolhe, elas percorreram as três praças da Cohab e pontos da Vila Matias, Barro Duro, centro da cidade e orla ribeirinha, inclusive Banca do Peixe e Rodoviária.
“A dependência química existe e o município tem um local onde o encaminhamento para tratamento pode ser feito”, informa Thomas Artur, Coordenador Geral da Rede Acolhe em Arapiraca, sobre a assistência disponível no CREAS, setor localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, próximo do CAPS.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
