Assistência Social de Penedo e Seprev intensificam acolhimento de pessoas em situação de rua
O acolhimento de pessoas em situação de rua segue fortalecido em Penedo, onde prefeitura e governo de Alagoas atuam em conjunto, orientando equipe técnica e realizando busca ativa.
Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) voltaram a promover capacitação para servidores e também abordagens nas ruas.
O trabalho iniciado pela manhã, com palestra na Casa de Aposentadoria, teve complemento no período da noite, com equipe das duas pastas e da Rede Acolhe visitando locais frequentados por pessoas em situação de rua.
Em todos os lugares onde comumente há presença de pessoas que, em sua maioria, também são dependentes químicos, apenas no centro da cidade e em frente a uma clínica médica situada na Avenida Wanderley havia o público-alvo da busca ativa.
Durante os atendimentos das equipes da SEMASDH e da Seprev, duas pessoas aceitaram o encaminhamento proposto e foram levadas até a comunidade terapêutica Kerygma, localizada em Craíbas, município da região Agreste de Alagoas.
A Diretora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Patrícia Mendes Vieira, participa diretamente desse trabalho e informa que a maior dessas pessoas em situação de rua têm família e moradia fixa, sendo que algumas são de outras cidades, entre elas Piaçabuçu e Coruripe.
“A gente não pode retirar essas pessoas à força durante a abordagem social, quando tentamos estabelecer um vínculo de confiança para que aceitem o tratamento, o encaminhamento possível”, explica a assistente social sobre o trabalho.
Além da Diretora do CREAS, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo participou da busca ativa com a psicóloga Kelma Farias. Ao lado do pessoal da Seprev e da Rede Acolhe, elas percorreram as três praças da Cohab e pontos da Vila Matias, Barro Duro, centro da cidade e orla ribeirinha, inclusive Banca do Peixe e Rodoviária.
“A dependência química existe e o município tem um local onde o encaminhamento para tratamento pode ser feito”, informa Thomas Artur, Coordenador Geral da Rede Acolhe em Arapiraca, sobre a assistência disponível no CREAS, setor localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, próximo do CAPS.
Últimas notícias
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Assis Chateaubriand
Caso Master: Toffoli diz que ‘jamais recebeu qualquer valor’ de Vorcaro
Polícia Civil investiga caso de mulher trans encontrada morta em Coqueiro Seco
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
