Assistência Social de Penedo e Seprev intensificam acolhimento de pessoas em situação de rua
O acolhimento de pessoas em situação de rua segue fortalecido em Penedo, onde prefeitura e governo de Alagoas atuam em conjunto, orientando equipe técnica e realizando busca ativa.
Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) voltaram a promover capacitação para servidores e também abordagens nas ruas.
O trabalho iniciado pela manhã, com palestra na Casa de Aposentadoria, teve complemento no período da noite, com equipe das duas pastas e da Rede Acolhe visitando locais frequentados por pessoas em situação de rua.
Em todos os lugares onde comumente há presença de pessoas que, em sua maioria, também são dependentes químicos, apenas no centro da cidade e em frente a uma clínica médica situada na Avenida Wanderley havia o público-alvo da busca ativa.
Durante os atendimentos das equipes da SEMASDH e da Seprev, duas pessoas aceitaram o encaminhamento proposto e foram levadas até a comunidade terapêutica Kerygma, localizada em Craíbas, município da região Agreste de Alagoas.
A Diretora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Patrícia Mendes Vieira, participa diretamente desse trabalho e informa que a maior dessas pessoas em situação de rua têm família e moradia fixa, sendo que algumas são de outras cidades, entre elas Piaçabuçu e Coruripe.
“A gente não pode retirar essas pessoas à força durante a abordagem social, quando tentamos estabelecer um vínculo de confiança para que aceitem o tratamento, o encaminhamento possível”, explica a assistente social sobre o trabalho.
Além da Diretora do CREAS, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo participou da busca ativa com a psicóloga Kelma Farias. Ao lado do pessoal da Seprev e da Rede Acolhe, elas percorreram as três praças da Cohab e pontos da Vila Matias, Barro Duro, centro da cidade e orla ribeirinha, inclusive Banca do Peixe e Rodoviária.
“A dependência química existe e o município tem um local onde o encaminhamento para tratamento pode ser feito”, informa Thomas Artur, Coordenador Geral da Rede Acolhe em Arapiraca, sobre a assistência disponível no CREAS, setor localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, próximo do CAPS.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
