[Vídeo] Famílias que vivem no Clube do ASA deixarão imóvel para ocupar área pública
Prazo dado pela justiça para desocupação do imóvel é até dia 9 de março
Após quase dois anos ocupando o imóvel conhecido como Clube do ASA, no bairro Cacimbas, em Arapiraca, as 46 famílias que levantaram moradia no local afirmam que não pretendem resistir à decisão judicial que define a reintegração de posse da área marcada para o próximo domingo (09), embora tenham como única opção ocupar outra área no município. Eles buscam algum terreno que pertença à prefeitura de Arapiraca que esteja sem uso.
"Cinquenta por cento da periferia de Arapiraca é área verde, que vem servindo para outros fins, como boca de fumo, cemitério clandestino e desmanche de motos. Mas a prefeitura diz que não tem área disponível para a gente", explicou José Cícero da Silva, que lidera as famílias que ocupam atualmente o Clube do ASA, para a reportagem do 7Segundos.
[Continua após o vídeo]
O imóvel, que tem mais de mil metros quadrados de área, está sem uso há mais de 20 anos e era alvo de disputa judicial, passou a abrigar famílias oriundas de bairros da periferia de Arapiraca que não tinham onde morar a partir de abril de 2023. Desde dezembro do ano passado, houveram três tentativas de resolver a situação, com envolvimento da prefeitura e Defensoria Pública, mas sem sucesso, já que a solução apresentada - o aluguel social - não contemplou todas as famílias e também não agradou as beneficiadas.
Agora eles pedem ajuda para deixar o Clube do ASA: caminhões e ônibus, para transportar a mudança e as famílias, além de cestas básicas para que possam se manter enquanto reconstroem as moradias.
A prefeitura de Arapiraca, por meio da assessoria de comunicação, encaminhou ao 7Segundos à seguinte nota:
A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que concluiu o processo de concessão de aluguel social para famílias moradores da ocupação da antiga sede do ASA, propriedade privada localizada no bairro Cacimbas.
O órgão ressalta que foi realizado um levantamento, com base nos dados do Cadastro Único, de 86 famílias morando no local, das quais cinco estiveram aptas a receber o benefício. A análise foi feita com base nos critérios estabelecidos pela Lei Municipal 3.126/2015.
As famílias contempladas também serão incluídas no cadastro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente para fins de Habitação de Interesse Social (HIS).
Os outros moradores da ocupação permanecem sendo acompanhados pela Defensoria Pública de Alagoas e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL).
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
