Programa Ufal e Sociedade discute projetos de educação ambiental
Desenvolvidas pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, as iniciativas buscam despertar o interesse das crianças pela conservação marinha e pelo bioma Caatinga.
A Coordenadora de Comunicação do Laboratório de Conservação do Século 21 (Lacos21), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), é a entrevistada desta edição do programa Ufal e Sociedade. Luana Almeida fala sobre os projetos de educação ambiental desenvolvidos, com foco nas iniciativas Mar à Vista e Os Encantos da Caatinga. Ambos os projetos têm como objetivo sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação ambiental, utilizando recursos lúdicos e culturais para aproximar as crianças do conhecimento científico.
Vinculado ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais (Peld-CCAL), o Mar à Vista é financiado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). Com o uso de uma linguagem lúdica, o projeto desenvolve animações e livros educativos voltados para o público infantojuvenil, com o objetivo de tornar os temas ambientais acessíveis e interessantes para as crianças. Um dos seus principais produtos é uma série de animação, que, de forma divertida, transmite mensagens sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, o livro de atividades Criança Consciente Cuida do Meio Ambiente foi lançado, com desafios educativos inspirados nos episódios da série. O material está disponível gratuitamente em PDF na bio do Instagram do projeto, que também compartilha as animações no canal do Youtube do Lacos21.
Já o projeto Os Encantos da Caatinga promove a valorização e a preservação do bioma Caatinga. Também desenvolvido no Lacos21, ele tem uma abordagem interdisciplinar, envolvendo estudantes de Ciências Biológicas, Comunicação, Design e Pedagogia na criação de materiais educativos.
A iniciativa utiliza recursos lúdicos, como animações e livros de atividades, para facilitar a compreensão científica da fauna e da flora do bioma e estimular uma conexão emocional com a Caatinga desde a infância. Exemplo disso, é a animação Cante e se Encante com a Caatinga, com 40 minutos de duração, que apresenta personagens inspirados na fauna local e presta homenagem a figuras culturais nordestinas, como Mestra Zeza do Coco, Nelson da Rabeca, Mestre Verdelinho e Joana Gajuru.
A produção mistura ritmos e rimas regionais para reforçar a identidade cultural da região. O projeto também desenvolveu materiais pedagógicos, como A Cor da Caatinga, um livro de colorir, e Coleção da Caatinga, que consiste em uma série de atividades e jogos educativos.
Durante a entrevista, Luana Almeida comentou sobre o papel da comunicação na popularização da ciência e como a divulgação científica tem sido essencial para aproximar a sociedade do conhecimento acadêmico e gerar impactos na educação ambiental. Ela também abordou os desafios e as conquistas do Lacos21 na produção de materiais educativos, destacando o processo criativo dos projetos e a recepção positiva dos materiais pelas crianças e comunidades.
Outro ponto importante discutido foi a relação entre cultura e meio ambiente, especialmente a escolha de homenagear personalidades da cultura nordestina no projeto Os Encantos da Caatinga e a importância dessa valorização na educação ambiental. Por fim, Luana compartilhou os planos futuros do Lacos21, incluindo a criação de novas animações e a expansão de parcerias e ações educativas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
