Programa Ufal e Sociedade discute projetos de educação ambiental
Desenvolvidas pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, as iniciativas buscam despertar o interesse das crianças pela conservação marinha e pelo bioma Caatinga.
A Coordenadora de Comunicação do Laboratório de Conservação do Século 21 (Lacos21), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), é a entrevistada desta edição do programa Ufal e Sociedade. Luana Almeida fala sobre os projetos de educação ambiental desenvolvidos, com foco nas iniciativas Mar à Vista e Os Encantos da Caatinga. Ambos os projetos têm como objetivo sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação ambiental, utilizando recursos lúdicos e culturais para aproximar as crianças do conhecimento científico.
Vinculado ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais (Peld-CCAL), o Mar à Vista é financiado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). Com o uso de uma linguagem lúdica, o projeto desenvolve animações e livros educativos voltados para o público infantojuvenil, com o objetivo de tornar os temas ambientais acessíveis e interessantes para as crianças. Um dos seus principais produtos é uma série de animação, que, de forma divertida, transmite mensagens sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, o livro de atividades Criança Consciente Cuida do Meio Ambiente foi lançado, com desafios educativos inspirados nos episódios da série. O material está disponível gratuitamente em PDF na bio do Instagram do projeto, que também compartilha as animações no canal do Youtube do Lacos21.
Já o projeto Os Encantos da Caatinga promove a valorização e a preservação do bioma Caatinga. Também desenvolvido no Lacos21, ele tem uma abordagem interdisciplinar, envolvendo estudantes de Ciências Biológicas, Comunicação, Design e Pedagogia na criação de materiais educativos.
A iniciativa utiliza recursos lúdicos, como animações e livros de atividades, para facilitar a compreensão científica da fauna e da flora do bioma e estimular uma conexão emocional com a Caatinga desde a infância. Exemplo disso, é a animação Cante e se Encante com a Caatinga, com 40 minutos de duração, que apresenta personagens inspirados na fauna local e presta homenagem a figuras culturais nordestinas, como Mestra Zeza do Coco, Nelson da Rabeca, Mestre Verdelinho e Joana Gajuru.
A produção mistura ritmos e rimas regionais para reforçar a identidade cultural da região. O projeto também desenvolveu materiais pedagógicos, como A Cor da Caatinga, um livro de colorir, e Coleção da Caatinga, que consiste em uma série de atividades e jogos educativos.
Durante a entrevista, Luana Almeida comentou sobre o papel da comunicação na popularização da ciência e como a divulgação científica tem sido essencial para aproximar a sociedade do conhecimento acadêmico e gerar impactos na educação ambiental. Ela também abordou os desafios e as conquistas do Lacos21 na produção de materiais educativos, destacando o processo criativo dos projetos e a recepção positiva dos materiais pelas crianças e comunidades.
Outro ponto importante discutido foi a relação entre cultura e meio ambiente, especialmente a escolha de homenagear personalidades da cultura nordestina no projeto Os Encantos da Caatinga e a importância dessa valorização na educação ambiental. Por fim, Luana compartilhou os planos futuros do Lacos21, incluindo a criação de novas animações e a expansão de parcerias e ações educativas.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
