Azul Índigo: Penedo produz animação stop motion com live-action
Curta-metragem é dirigido por professora da Ufal
A professora, cineasta e roteirista Andréa Paiva está produzindo e dirigindo um curta-metragem no formato animação em Penedo, Cidade Criativa do Cinema, trabalho desenvolvido por meio do Laboratório Escola de Artes, Tecnologias e Cinema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Azul Índigo é um filme que utiliza a técnica stop motion com live-action para abordar como a poluição afeta mares e oceanos, através da história da garotinha Iara, de 12 anos, e do caranguejo Juvenal, seu amigo.
As fotografias utilizadas para capturar todos os movimentos dos personagens ganham vida na sala de animação. Os bonecos são articulados, feitos com recortes e ligados a uma técnica de botões e arames. O trabalho é preciso e bastante minucioso.

De acordo com Andrea Paiva, a obra impulsiona a categoria de animação, que é pouco explorada. “O Laboratório Escola de Artes, Tecnologias e Cinema da UFAL traz novas possibilidades para a movimentação da economia criativa em Penedo, impulsionando o cinema na cidade. Ainda, propicia o fortalecimento do audiovisual em uma categoria pouco explorada em Alagoas, o cinema de animação, principalmente o stop motion”, explica.
“Esse é o primeiro curta no formato animação produzido pelo nosso laboratório. O equipamento cultural e extensionista da UFAL busca agir e intervir nos diferentes campos do audiovisual. Toda produção que apoiamos, buscamos inserir profissionais da cidade, para que as atividades sejam momentos formativos e contribuam para a formação da mão de obra local. Ficamos muito felizes, pois a obra nem está pronta e já está repercutindo de forma positiva, tanto em Alagoas, e acredito que vamos extrapolar as fronteiras do nosso país”, afirma Sérgio Onofre, diretor da Laboratório Escola de Artes, Tecnologias e Cinema da UFAL.
Ao mesmo tempo em que o curta-metragem é uma conquista para o audiovisual de Penedo, cidade que é reconhecida na categoria cinema pela UNESCO, contribui, também, para o fortalecimento e desenvolvimento cultural e econômico.
“Não tem como não ficar feliz com os avanços do audiovisual penedense, economia criativa que está presente na vida de toda a população. Ela não só fortalece o segmento em nossa cidade, como também é uma das grandes responsáveis na geração de emprego e renda, seja de forma direta ou indireta, visto que 18 profissionais estão trabalhando na produção”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa.
Além de penedenses, dentre os profissionais, estão o animador, músico e compositor espanhol Coke Riobóo e o ator paraense Francisco Gaspar. O curta-metragem Azul Índigo também recebe apoio da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC).

Confira ficha técnica
Direção: Andréa Paiva; Roteiro: Andréa Paiva e Francisco Gaspar; Direção de Produção: Sérgio Onofre; Assistentes de Produção: Deylson Araújo e Alessandra Ferreira; Direção de Arte: Priscilla Calumbi; Assistentes de Arte: Náthia Ingredy e Anthony Barroso; Direção de Animação e Assessoria Técnica: Coke Riobóo; Fotógrafa Still: Ana Araújo; Direção Executiva: Nivaldo Rodrigues; Direção de Fotografia: Albert Ferreira; Preparação de Elenco: Francisco Gaspar.
Últimas notícias
Flávio terá reuniões com Netanyahu e premiês do Bahrein e Catar
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Com portas fechadas nesta sexta (23), Maré de Rica se prepara para um sábado de novidades
Motociclista morre após colisão com poste na Cidade Universitária em Maceió
Assassinato de supervisor da base do CRB foi premeditado e teve fuga planejada
Hospital do Coração Alagoano é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
