Azul Índigo: Penedo produz animação stop motion com live-action
Curta-metragem é dirigido por professora da Ufal

A professora, cineasta e roteirista Andréa Paiva está produzindo e dirigindo um curta-metragem no formato animação em Penedo, Cidade Criativa do Cinema, trabalho desenvolvido por meio do Laboratório Escola de Artes, Tecnologias e Cinema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Azul Índigo é um filme que utiliza a técnica stop motion com live-action para abordar como a poluição afeta mares e oceanos, através da história da garotinha Iara, de 12 anos, e do caranguejo Juvenal, seu amigo.
As fotografias utilizadas para capturar todos os movimentos dos personagens ganham vida na sala de animação. Os bonecos são articulados, feitos com recortes e ligados a uma técnica de botões e arames. O trabalho é preciso e bastante minucioso.

De acordo com Andrea Paiva, a obra impulsiona a categoria de animação, que é pouco explorada. “O Laboratório Escola de Artes, Tecnologias e Cinema da UFAL traz novas possibilidades para a movimentação da economia criativa em Penedo, impulsionando o cinema na cidade. Ainda, propicia o fortalecimento do audiovisual em uma categoria pouco explorada em Alagoas, o cinema de animação, principalmente o stop motion”, explica.
“Esse é o primeiro curta no formato animação produzido pelo nosso laboratório. O equipamento cultural e extensionista da UFAL busca agir e intervir nos diferentes campos do audiovisual. Toda produção que apoiamos, buscamos inserir profissionais da cidade, para que as atividades sejam momentos formativos e contribuam para a formação da mão de obra local. Ficamos muito felizes, pois a obra nem está pronta e já está repercutindo de forma positiva, tanto em Alagoas, e acredito que vamos extrapolar as fronteiras do nosso país”, afirma Sérgio Onofre, diretor da Laboratório Escola de Artes, Tecnologias e Cinema da UFAL.
Ao mesmo tempo em que o curta-metragem é uma conquista para o audiovisual de Penedo, cidade que é reconhecida na categoria cinema pela UNESCO, contribui, também, para o fortalecimento e desenvolvimento cultural e econômico.
“Não tem como não ficar feliz com os avanços do audiovisual penedense, economia criativa que está presente na vida de toda a população. Ela não só fortalece o segmento em nossa cidade, como também é uma das grandes responsáveis na geração de emprego e renda, seja de forma direta ou indireta, visto que 18 profissionais estão trabalhando na produção”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa.
Além de penedenses, dentre os profissionais, estão o animador, músico e compositor espanhol Coke Riobóo e o ator paraense Francisco Gaspar. O curta-metragem Azul Índigo também recebe apoio da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC).

Confira ficha técnica
Direção: Andréa Paiva; Roteiro: Andréa Paiva e Francisco Gaspar; Direção de Produção: Sérgio Onofre; Assistentes de Produção: Deylson Araújo e Alessandra Ferreira; Direção de Arte: Priscilla Calumbi; Assistentes de Arte: Náthia Ingredy e Anthony Barroso; Direção de Animação e Assessoria Técnica: Coke Riobóo; Fotógrafa Still: Ana Araújo; Direção Executiva: Nivaldo Rodrigues; Direção de Fotografia: Albert Ferreira; Preparação de Elenco: Francisco Gaspar.
Últimas notícias

"É nítida a intenção de agredir", diz Leonam sobre advogado acusado de agredir namorada

Corpo de Ana Beatriz é liberado para sepultamento em Novo Lino

Polícia Civil prende acusado de ameaçar ex-companheira e descumprir medida protetiva

Caso Ana Beatriz: mãe de bebê será mantida em cela isolada por segurança

HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre

Trabalho da Polícia Científica busca esclarecer morte de recém-nascida em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
