Projeto inovador aumenta a produção de tomates em 14 toneladas no Sertão e Agreste
Embrapa testa tecnologia para cultivos de tomate no Agreste e Sertão alagoano
Uma pesquisa realizada pela Embrapa, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa (Fapeal), aumenta a produção de tomates no Agreste e Sertão de Alagoas em 14 toneladas. A iniciativa fortalece a qualificação dos pequenos agricultores, amplia a variedade da produção agrícola e diminui a necessidade de importações, assegurando mais independência e sustentabilidade para o Estado.
A ação é liderada pela engenheira agrônoma, pesquisadora e supervisora de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, Flávia Teixeira, e tem como foco principal favorecer o cultivo orgânico e familiar, além do desenvolvimento de um sistema de produção de tomates híbridos com base genética Embrapa, adaptados à região.
O projeto iniciou em setembro de 2023, através do edital de Apoio à Pesquisa Fapeal/Embrapa, com investimentos de R$ 500 mil, e aumentou, no último ano, a produção de tomates em Alagoas de 56 para 70 toneladas por hectare. As plantações de tomates estão sendo feitas no Agreste alagoano, na cidade de Arapiraca, e no Sertão, em Delmiro Gouveia. Os tomates híbridos possuem alta produtividade e qualidade de fruto, sendo ideais para o cultivo orgânico devido à sua resistência e tolerância genética às principais doenças.

Além do apoio Secti e Fapeal, a pesquisa também conta com o incentivo das secretarias de Agricultura dos municípios participantes, além dos produtores rurais. Para Flávia Teixeira, o apoio do Governo de Alagoas é fundamental para que a pesquisa alcance o resultado esperado.
“A Secti é uma apoiadora assídua das possibilidades de avanço tecnológico, cumprindo seu papel com maestria, além disso, o secretário Silvio Bulhões é um defensor do desenvolvimento da agropecuária e um fomentador para a concretização destes trabalhos. O apoio da Fapeal é muito importante para que tudo se concretize e possamos chegar com a tecnologia de produção até a cadeia produtiva”, frisou a pesquisadora.
A pesquisa está em andamento e promove também a capacitação de extensionistas e produtores-chaves no projeto, além da montagem de uma Unidade de Aprendizagem (UA).
Ainda segundo Flávia, inicialmente seriam realizadas duas lavouras, porém, os recursos tornaram possível um aumento para quatro lavouras, expandindo a capacidade de produção das hortaliças no Agreste e Sertão de Alagoas.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, a ciência e tecnologia têm um papel fundamental no apoio e execução de projetos agrícolas para o estado de Alagoas.
“A ciência e a tecnologia têm um papel transformador na agricultura e iniciativas como essa reafirmam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Alagoas. O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embrapa, é capaz de reduzir os impactos climáticos e aumentar a eficiência da produção”, destacou o secretário.
As práticas de manejo em campo incluem o uso de telados, um sistema acessível de cultivo protegido e cobertura de solo, como cobertura morta e mulching. Essas técnicas visam reduzir o impacto do estresse térmico causado pelas altas temperaturas típicas do clima semiárido.
Ao término do projeto, espera-se definir um sistema de produção eficiente para os agricultores, que ofereça frutos saudáveis aos consumidores e atraentes para o mercado gastronômico.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
