MPAL reúne parceiros e fortalece projetos de reintrodução de Papagaio-do-mangue e Papagaio Chauá
Dentro das ações do PAE Chauá, a reunião desta segunda-feira (17) confirmou o interesse dos parceiros em expandir a iniciativa
O Ministério Público Estadual (MPAL) deu mais um passo importante no Programa de Atuação Ministerial para Conservação de Espécies Ameaçadas, nesta segunda-feira (17), quando reuniu parceiros para tratar da reunião inicial do Plano de Ação Estadual (PAE) do Papagaio-do-mangue e da ampliação do Plano de Ação Estadual (PAE) do Papagaio Chauá, por meio do qual 20 exemplares já foram reintroduzidos em uma área de Mata Atlântica no Litoral Sul do estado.
No encontro, o promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital (Defesa do Meio Ambiente), que coordena as ações para refaunação de espécies ameaçadas e algumas até extintas dos biomas alagoanos, analisou com representantes dos parceiros a minuta do plano de manejo para o Papagaio-do-mangue.
O documento ainda vai passar por mais uma revisão de todos os atores para que haja, então, a distribuição das competências. “O objetivo é tornar a mata novamente viva e vibrante, com o som dos animais, com a vegetação preservada e crescendo, com diversidade, como sempre foi e deveria ser”, ressaltou o promotor Alberto Fonseca.
Com esse PAE, segundo ele, em breve os papagaios serão reintroduzidos na Mata Atlântica, o que também vai permitir a ampliação, o monitoramento e o fortalecimento de áreas de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), bem como trabalhos de pesquisa acadêmica sobre fauna e flora e educação ambiental.
Papagaio Chauá
Dentro das ações do PAE Chauá, a reunião desta segunda-feira (17) confirmou o interesse dos parceiros em expandir a iniciativa. Por isso, um novo viveiro de aclimatação será implantado, nos próximos meses, na região do Niquim. O local servirá para abrigar temporariamente as aves na área em que serão soltas.
Após a soltura, de acordo com os promotores Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso (Recursos Hídricos), o trabalho continua com monitoramento, segurança e desenvolvimento de pesquisas para avaliar a adaptação dos animais na natureza. “Já temos uma experiência exitosa de reintrodução de 20 exemplares do Papagaio Chauá em uma área de mata da Usina Coruripe, no Litoral Sul, o que nos deixa ainda mais confiantes de que esse Plano pode ser expandido para outras áreas do estado propícias ao desenvolvimento dessa espécie”, comentou a promotora Lavínia Fragoso.
Uma nova reunião de trabalho será realizada ainda nesse semestre para discutir outras etapas da ampliação do PAE do Papagaio Chauá. A estimativa, também, é de que o viveiro fique pronto para receber os animais nos próximos meses.
O PAE do Papagaio Chauá e o PAE do Papagaio-do-mangue são resultados de parcerias entre o Ministério Público Estadual (MPAL), o Projeto Arca do CEP, o Museu de Zoologia da USP, a Fundação Lymington, o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (IDESE), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), a Prefeitura de Coruripe, as Usinas Coruripe, Caeté, Sumaúma e Utinga, Grupo Luiz Jatobá, o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Comissão de Bem-estar Animal da OAB/AL.
Últimas notícias
Imagem no Street View mostra jovem que seria Marília Mendonça. Veja
BC: bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas
Vini Jr. toma atitude após vídeo polêmico de Virginia com personal
Rato x siri? 'X1' inusitado em praia de Recife viraliza; veja imagens
Nova aposta do turismo, Mercado do Jaraguá ganha projeto inovador e arrojado; veja imagens
Corpo de mulher é achado amarrado e com perfurações no município de Passo de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
