TJAL e Corregedoria oficializam sétima edição do projeto Moradia Legal
Ato normativo regulamenta procedimentos para aderir ao projeto social; com a ação, Judiciário alagoano regularizou mais de 50 mil casas em Alagoas

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em conjunto com a Corregedoria-geral de Justiça (CGJ), instituíram a sétima edição do projeto Moradia Legal para o biênio 2025 / 2026. Ato Normativo publicado do Diário da Justiça desta terça (18) regulamentou as diretrizes e procedimentos para que as prefeituras possam aderir ao projeto social.
Nas seis edições anteriores, o programa social do Judiciário alagoano conseguiu regularizar mais de 50 mil propriedades para pessoas de baixa renda em Alagoas.
Objetivo
O projeto tem o objetivo de orientar, viabilizar e dar celeridade às medidas de regularização fundiária, com o objetivo de simplificar a legalização de áreas urbanas ocupadas por pessoas de menor poder aquisitivo.
Além disso, a ação busca atender os preceitos constitucionais da dignidade da pessoa humana, ao direito fundamental à moradia, à função social da propriedade, além de se aproximar mais da sociedade.
Procedimento para adesão ao projeto
O prefeito do município deve enviar ao e-mail presidê[email protected] o ofício constante no Ato Normativo, acompanhado do “Requerimento de Adesão ao Projeto Moradia Legal VII”, disponibilizado no Anexo I e do “Termo de Compromisso” de execução do projeto de regularização fundiária para fins de expedição da Certidão de Regularização Fundiária.
Os documentos referenciados acima estão disponíveis na página do TJAL, no link https://moradialegal.tjal.jus.br/modelos.
Após manifestado interesse em aderir ao Programa, será assinado termo de cooperação técnica entre o TJAL e a prefeitura, para que todos os procedimentos sejam executados.
O desenvolvimento do Projeto Moradia Legal VII terá a participação da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas- ANOREG e da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA, cujas competências constarão no Acordo de Cooperação Técnica.
Edições anteriores
O Moradia Legal já realizou seis edições do projeto social, com a adesão de 62 municípios, o que representa mais de 50% dos 102 municípios alagoanos.
Instituído no TJAL desde 2005, o projeto social já beneficiou mais de 200 mil pessoas de baixa renda.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
