TJAL e Corregedoria oficializam sétima edição do projeto Moradia Legal
Ato normativo regulamenta procedimentos para aderir ao projeto social; com a ação, Judiciário alagoano regularizou mais de 50 mil casas em Alagoas
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em conjunto com a Corregedoria-geral de Justiça (CGJ), instituíram a sétima edição do projeto Moradia Legal para o biênio 2025 / 2026. Ato Normativo publicado do Diário da Justiça desta terça (18) regulamentou as diretrizes e procedimentos para que as prefeituras possam aderir ao projeto social.
Nas seis edições anteriores, o programa social do Judiciário alagoano conseguiu regularizar mais de 50 mil propriedades para pessoas de baixa renda em Alagoas.
Objetivo
O projeto tem o objetivo de orientar, viabilizar e dar celeridade às medidas de regularização fundiária, com o objetivo de simplificar a legalização de áreas urbanas ocupadas por pessoas de menor poder aquisitivo.
Além disso, a ação busca atender os preceitos constitucionais da dignidade da pessoa humana, ao direito fundamental à moradia, à função social da propriedade, além de se aproximar mais da sociedade.
Procedimento para adesão ao projeto
O prefeito do município deve enviar ao e-mail presidê[email protected] o ofício constante no Ato Normativo, acompanhado do “Requerimento de Adesão ao Projeto Moradia Legal VII”, disponibilizado no Anexo I e do “Termo de Compromisso” de execução do projeto de regularização fundiária para fins de expedição da Certidão de Regularização Fundiária.
Os documentos referenciados acima estão disponíveis na página do TJAL, no link https://moradialegal.tjal.jus.br/modelos.
Após manifestado interesse em aderir ao Programa, será assinado termo de cooperação técnica entre o TJAL e a prefeitura, para que todos os procedimentos sejam executados.
O desenvolvimento do Projeto Moradia Legal VII terá a participação da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas- ANOREG e da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA, cujas competências constarão no Acordo de Cooperação Técnica.
Edições anteriores
O Moradia Legal já realizou seis edições do projeto social, com a adesão de 62 municípios, o que representa mais de 50% dos 102 municípios alagoanos.
Instituído no TJAL desde 2005, o projeto social já beneficiou mais de 200 mil pessoas de baixa renda.
Últimas notícias
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Polícia apreende paredão de som após denúncia de perturbação do sossego em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
