[Vídeo] Mãe de criança arapiraquense com doença rara luta para receber alimento que evita crises convulsivas
Felipe Miguel, de 6 anos, foi diagnosticado com Panencefalite Esclerosante Subaguda Pós-vacinal, doença degenerativa
Desde julho de 2024 a vida da dona de casa Fernanda Almeida, moradora do bairro Canafístula, em Arapiraca, mudou radicalmente em função do problema de saúde que passou a afetar o filho dela, Felipe Miguel, repentinamente.
Tudo começou em julho de 2024 com sintomas leves, que foram se acentuando e causando cada vez mais preocupação.
Após das e vindas a consultórios médicos e hospitais, tanto em Arapiraca quanto em Maceió, e após a realização de vários exames, Felipe Miguel foi diagnosticado com Panencefalite Esclerosante Subaguda Pós-vacinal (PEES), doença degenerativa provocada pelo vírus do sarampo que surge meses ou anos mais tarde e causa deterioração mental, movimentos musculares involuntários e convulsões.
Os questionamentos feitos por Fernanda sobre o diagnóstico forma maiores porque o Felipe Miguel não teve sarampo, ao contrário, ela sempre manteve o calendário de vacinas do filho em dia, mas o caso da criança é considerado raríssimo, conta a mãe.
"A proporção é de um caso para cada milhão e não tem tratamento, disseram os médicos. O meu filho não teve sarampo, ele tomou as vacinas todas, mas no caso dele, pelo que eu entendi, é como se o organismo dele tivesse tido uma reação alérgica aos componentes da vacina, que é feita de vírus atenuados vivos, então pelo que me explicaram, o vírus ficou alojado no cérebro dele fazendo uma mutação, prejudicando o cérebro dele durante todos esses anos e os sintomas eclodiram agora, mas eu não culpo a vacina porque eu sei que são importantes, eu tenho uma filha mais velha e ela também tomou todas as vacinas", disse Fernanda.

Fernanda com Miguel antes da criança adoecer. Foto: cortesia ao 7Segundos
Após cinco meses internado na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió, a equipe médica sugeriu uma dieta À base de um composto lácteo especial para evitar as convulsões e deu certo. Enquanto esteve internado em Maceió, o hospital fornecia o produto, mas após receber alta para continuar o tratamento em casa, a família teve que arcar com os custos da compra do leite, que custa entre R$360 e R$370 a lata com 300 gramas.
Como Felipe Miguel faz uso de três latas por semana, os custos com a compra do produto são tão altos que a mãe dele não tem condições de arcar sozinha.
Fernanda recorreu à Defensoria Pública Estadual para tentar conseguir receber o leite de graça através do município de Arapiraca, mas o processo ainda está em andamento.

Leite que Felipe Miguel necessita para evitar as crises convulsivas. Foto: Giovanni Luiz/7Segundos
O 7Segundos procurou a assessoria de comunicação da Defensoria Pública Estadual (DPE/AL) que informou que o processo se encontra na fase de cumprimento de decisão liminar e tem um pedido de bloqueio de verba que foi feito desde o mês de fevereiro, mas aguarda a apreciação do Poder Judiciário.
Segundo informou a Defensoria, o município contestou o processo e os fatos narrados pela Defensoria, que informou que a responsabilidade do caso é do município, como também seria do Estado, ou seria da União, já que é solidária.
Apesar da contestação, a prefeitura de Arapiraca incluiu a criança no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) também solicitado na ação.
"O processo segue em andamento e a Defensoria segue acompanhando", informou a assessoria do órgão.
Rifa
Enquanto isso, a família conseguiu obter a doação de alguns produtos através de amigos e pessoas conhecidas e a partir daí, organizou uma rifa solidária que custa dez reais para ajudar a levantar o dinheiro para comprar uma nova remessa do leite, que não é vendido nas farmácias, apenas pela internet.

Anúncio da rifa solidária do Felipe Miguel. Foto: reprodução/redes sociais
Quem quiser e puder participar da Rifa Solidária, pode entrar em contato com a Fernanda Almeida, mãe do Felipe Miguel, pelo whatsapp (82) 9 8123-9530.
Mais informações pelos perfis:
@fernandalmeidaaaa1
@babyymiguel3
Assista a reportagem em vídeo logo abaixo e saiba mais detalhes sobre o caso:
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
