Filtro do TikTok que engorda pessoas causa revolta em usuários
O novo filtro do aplicativo simula uma versão da pessoa com peso maior e gerou polêmica entre usuários do TikTok

Um novo filtro do TikTok está causando polêmica entre os usuários. Utilizando inteligência artificial, o filtro simula uma versão mais gorda das pessoas e tem gerado críticas na plataforma.
Os vídeos mostram uma espécie de “antes e depois”: primeiro com a aparência original da pessoa e depois a versão alterada pelo filtro, que adiciona peso digitalmente.
Outros filtros que geraram polêmica no Tiktok
Filtros de beleza ideal: a polêmica em torno do Bold Glamour gerou debate sobre o impacto negativo que tais filtros podem ter na autoestima. O TikTok decidiu restringir o uso desse filtro para menores de idade.
Filtros com estereótipos raciais: alguns filtros foram acusados de perpetuar estereótipos raciais, seja através da caricatura de traços faciais ou da apropriação cultural.
Enquanto alguns internautas compartilharam os resultados de forma bem-humorada, comentando sobre a motivação para ir à academia ou dando risada da própria imagem com o filtro, outros criticaram a tendência.
“Essa tendência não é nada legal. E rir disso? Uau”, comentou um usuário do TikTok. “Tendência de ‘Meninas Malvadas'”, opinou outro.
Um terceiro lamentou: “Eu sou o filtro na vida real e não consigo expressar o quão prejudicial é ver pessoas usando esse filtro e rindo, ou demonstrando nojo da ideia de serem maiores”.
“Não consigo explicar o quão tóxica e desrespeitosa essa tendência é. Participar disso por visualizações e curtidas é uma coisa, mas as pessoas precisam parar para pensar no dano que isso pode causar!”, escreveu mais um.
Influência em transtornos alimentares
Segundo a cientista alimentar e nutricionista Emma Beckett, filtros como esse incentivam “a repetição de velhos estereótipos”. Além disso, ela pontua que isso reforça o estigma contra pessoas gordas e sugere “que ser como elas é algo a ser evitado a todo custo”.
Além disso, a profissional pontuou que tendências como essa podem aumentar o medo de engordar e influenciar diretamente no desenvolvimento de transtornos alimentares e insatisfação corporal. “Alimenta a cultura tóxica da dieta, faz com que as pessoas fiquem obcecadas por comida e exercícios de maneira nada saudável, e as torna mais vulneráveis a produtos milagrosos e modismos alimentares”, disse à BBC Internacional.
Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca

Prefeito recebe governador para assinatura da Ordem de Serviço da Fábrica da Sopa de Rio Largo

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Mãe de Ana Beatriz passa mal durante diligência das polícias na residência dela em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
