Prefeitura de Arapiraca inicia construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026-2029
Primeiro encontro foi realizado no auditório do CRIA e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria
Grande parte do sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) é saber planejar, gerenciar e traçar metas a serem atingidas ao longo de uma gestão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026 a 2029.
O primeiro encontro foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria. O objetivo é criar um plano plural e eficiente com a participação de diversos setores da sociedade, como usuários do SUS, trabalhadores da saúde, técnicos e gestores.
“O envolvimento da gestão e comprometimento dos nesse processo é de extrema importância para que o plano seja operacional e articulado. Como base inicial, utilizamos instrumentos elaboradores anteriormente e as recomendações do Conselho Municipal de Saúde para outras programações atuais, relatórios de gestão, conferências de saúde e também o atual plano estadual e o nacional”, explica a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa.
A secretária Rafaella Albuquerque participou do processo e destacou o papel estratégico da ferramenta para o desenvolvimento da rede municipal de saúde.
“O PMS é um instrumento que garante o uso eficiente de recursos, participação social, monitoramento e o cumprimento legal das leis federais e estaduais. É um aliado fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade e que a gestão municipal atue de forma organizada e transparente”, salienta.
Em sua essência, o plano é uma ferramenta que apresenta os resultados que serão buscados ao longo do período de quatro anos. São diretrizes, objetivos, metas e indicadores baseados em políticas públicas e dos compromissos da saúde com o município.
O processo de construção será efetivado ao longo de 2025 através de diversas etapas, como um seminário de sensibilização com as equipes de saúde, realização de consulta pública e oficinas locais de planejamento nas unidades com a participação dos diversos atores sociais na definição das prioridades do setor de saúde local.
O cronograma de construção segue, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), até o mês de novembro deste ano.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
