Prefeitura de Arapiraca inicia construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026-2029
Primeiro encontro foi realizado no auditório do CRIA e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria
Grande parte do sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) é saber planejar, gerenciar e traçar metas a serem atingidas ao longo de uma gestão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026 a 2029.
O primeiro encontro foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria. O objetivo é criar um plano plural e eficiente com a participação de diversos setores da sociedade, como usuários do SUS, trabalhadores da saúde, técnicos e gestores.
“O envolvimento da gestão e comprometimento dos nesse processo é de extrema importância para que o plano seja operacional e articulado. Como base inicial, utilizamos instrumentos elaboradores anteriormente e as recomendações do Conselho Municipal de Saúde para outras programações atuais, relatórios de gestão, conferências de saúde e também o atual plano estadual e o nacional”, explica a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa.
A secretária Rafaella Albuquerque participou do processo e destacou o papel estratégico da ferramenta para o desenvolvimento da rede municipal de saúde.
“O PMS é um instrumento que garante o uso eficiente de recursos, participação social, monitoramento e o cumprimento legal das leis federais e estaduais. É um aliado fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade e que a gestão municipal atue de forma organizada e transparente”, salienta.
Em sua essência, o plano é uma ferramenta que apresenta os resultados que serão buscados ao longo do período de quatro anos. São diretrizes, objetivos, metas e indicadores baseados em políticas públicas e dos compromissos da saúde com o município.
O processo de construção será efetivado ao longo de 2025 através de diversas etapas, como um seminário de sensibilização com as equipes de saúde, realização de consulta pública e oficinas locais de planejamento nas unidades com a participação dos diversos atores sociais na definição das prioridades do setor de saúde local.
O cronograma de construção segue, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), até o mês de novembro deste ano.
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
