Prefeitura de Arapiraca inicia construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026-2029
Primeiro encontro foi realizado no auditório do CRIA e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria
Grande parte do sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) é saber planejar, gerenciar e traçar metas a serem atingidas ao longo de uma gestão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026 a 2029.
O primeiro encontro foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria. O objetivo é criar um plano plural e eficiente com a participação de diversos setores da sociedade, como usuários do SUS, trabalhadores da saúde, técnicos e gestores.
“O envolvimento da gestão e comprometimento dos nesse processo é de extrema importância para que o plano seja operacional e articulado. Como base inicial, utilizamos instrumentos elaboradores anteriormente e as recomendações do Conselho Municipal de Saúde para outras programações atuais, relatórios de gestão, conferências de saúde e também o atual plano estadual e o nacional”, explica a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa.
A secretária Rafaella Albuquerque participou do processo e destacou o papel estratégico da ferramenta para o desenvolvimento da rede municipal de saúde.
“O PMS é um instrumento que garante o uso eficiente de recursos, participação social, monitoramento e o cumprimento legal das leis federais e estaduais. É um aliado fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade e que a gestão municipal atue de forma organizada e transparente”, salienta.
Em sua essência, o plano é uma ferramenta que apresenta os resultados que serão buscados ao longo do período de quatro anos. São diretrizes, objetivos, metas e indicadores baseados em políticas públicas e dos compromissos da saúde com o município.
O processo de construção será efetivado ao longo de 2025 através de diversas etapas, como um seminário de sensibilização com as equipes de saúde, realização de consulta pública e oficinas locais de planejamento nas unidades com a participação dos diversos atores sociais na definição das prioridades do setor de saúde local.
O cronograma de construção segue, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), até o mês de novembro deste ano.
Últimas notícias
Homem é preso acusado de violência doméstica no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Campanha eleitoral nas ruas e propaganda virtual começam neste domingo
Em primeiro post de campanha, Zema publica vídeo com recado contra Lula
Carro capota e deixa apenas danos materiais no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Mulher foge de casa com filhos após ser ameaçada pelo marido em Paripueira
Campanha presidencial começa neste domingo com atos em redutos políticos pelo país
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
