Prefeitura de Arapiraca inicia construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026-2029
Primeiro encontro foi realizado no auditório do CRIA e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria
Grande parte do sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) é saber planejar, gerenciar e traçar metas a serem atingidas ao longo de uma gestão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à construção do novo Plano Municipal de Saúde para 2026 a 2029.
O primeiro encontro foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e contou com a participação de superintendentes e técnicos da secretaria. O objetivo é criar um plano plural e eficiente com a participação de diversos setores da sociedade, como usuários do SUS, trabalhadores da saúde, técnicos e gestores.
“O envolvimento da gestão e comprometimento dos nesse processo é de extrema importância para que o plano seja operacional e articulado. Como base inicial, utilizamos instrumentos elaboradores anteriormente e as recomendações do Conselho Municipal de Saúde para outras programações atuais, relatórios de gestão, conferências de saúde e também o atual plano estadual e o nacional”, explica a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa.
A secretária Rafaella Albuquerque participou do processo e destacou o papel estratégico da ferramenta para o desenvolvimento da rede municipal de saúde.
“O PMS é um instrumento que garante o uso eficiente de recursos, participação social, monitoramento e o cumprimento legal das leis federais e estaduais. É um aliado fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade e que a gestão municipal atue de forma organizada e transparente”, salienta.
Em sua essência, o plano é uma ferramenta que apresenta os resultados que serão buscados ao longo do período de quatro anos. São diretrizes, objetivos, metas e indicadores baseados em políticas públicas e dos compromissos da saúde com o município.
O processo de construção será efetivado ao longo de 2025 através de diversas etapas, como um seminário de sensibilização com as equipes de saúde, realização de consulta pública e oficinas locais de planejamento nas unidades com a participação dos diversos atores sociais na definição das prioridades do setor de saúde local.
O cronograma de construção segue, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), até o mês de novembro deste ano.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
