Alagoas

Unidade de Pré-Natal de Alto Risco assegura atendimento para moradores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco

Iniciativa visa envolver os pais no processo de gestação, visando proporcionar mais segurança às gestantes e aos bebês

Por 7Segundos com Assessoria 27/03/2025 16h04
Unidade de Pré-Natal de Alto Risco assegura atendimento para moradores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco
Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco, que funciona no HEA, em Arapiraca, foi aberta para atender as gestantes de alto risco do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco - Foto: Ascom

A Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), que funciona anexa ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assegura o pré-natal do parceiro para moradores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A iniciativa do serviço, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visa envolver os pais no processo de gestação, com o objetivo de proporcionar mais segurança às gestantes e bebês.

Durante os nove meses que antecedem o parto, as gestantes devem realizar as consultas de pré-natal, no sentido de garantir que a gravidez e o parto transcorram sem intercorrências. Para isso, a presença do pai da criança é fundamental, no sentido de apoiar a futura mamãe em suas necessidades, bem como, com o intuito de também participar deste momento, já que são repassadas informações sobre alimentação, exames e condutas a serem adotadas no pré e pós-parto.

Para Rose Daniele, enfermeira obstetra da Uepnar, o pré-natal do parceiro é muito importante para o processo de gestação. “A participação do parceiro neste momento em que o bebê está em formação demonstra o apoio e a divisão de responsabilidades com o filho, que começam desde o ventre e estende-se pela vida”, destacou.

Exemplo


Morador do município de Senador Rui Palmeira, Alan Gleyson, é um dos futuros papais contemplados pelo Pré-Natal do Parceiro. Ao lado de Géssyca, sua esposa, ele comparece regularmente às consultas de pré-natal na Uepnar, em Arapiraca.

"Essa iniciativa da Uepnar é muito importante, porque o pai se fazer presente neste contexto do pré-natal é fundamental. Estamos muito felizes com a gestação do nosso bebê e quero estar presente em todo este processo, onde várias informações nos são repassadas para que tudo corra bem", frisou o futuro papai sertanejo.

Acesso


A Uepnar foi criada por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Primeira Infância (Cria), e funciona desde junho do ano passado. A unidade funciona de segunda a sexta-feira e os atendimentos são agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). A mulher diagnosticada com gestação de alto risco deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicitar a marcação da primeira consulta.

Por meio do Uepnar, as mulheres com gestação de alto risco e, que residem nos 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, têm acesso a consultas com médicos obstetras, cardiologistas, nefrologistas e endocrinologistas. O serviço também assegura acompanhamento nas áreas de enfermagem, nutrição, assistência social e psicologia, bem como, oferta exames laboratoriais, ultrassonografia e cardiotocografia.

O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o cuidado com as mães alagoanas tem sido uma marca da gestão estadual. “A gestão Paulo Dantas investiu em novas unidades e serviços, ampliando a Rede de Assistência Materna e Infantil, assegurando não apenas o parto, mas pré-natal que inclui o pai do bebê, visando fortalecer o vínculo familiar durante a gestação, momento único e especial para toda família”, reforçou o gestor da saúde estadual.