Medidas emergenciais são discutidas para organização do tráfego na praia do Pontal do Peba
Prazo para regulamentação termina em abril; proposta foi bem recebida por comerciantes locais
Após a proibição do tráfego de veículos na faixa de areia da praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no mês de fevereiro, representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Prefeitura de Piaçabuçu e de diversos órgãos ambientais e de trânsito se reuniram, na última sexta-feira (5), para discutir medidas emergenciais de organização do tráfego na região. A iniciativa busca garantir mais segurança, preservar o meio ambiente e fomentar o turismo sustentável.
Durante o encontro, ficou definido que a Prefeitura de Piaçabuçu deverá publicar, até o dia 18 de abril, um decreto com regras específicas para o tráfego de veículos na praia. O documento deverá incluir critérios para o cadastro de veículos autorizados, delimitação de áreas de estacionamento, definição de horários permitidos para circulação, uso de tecnologias de controle e fiscalização efetiva, além de ampla divulgação sobre as novas normas.
O MPF também recomendou a criação de um comitê municipal emergencial para acompanhar a implementação das medidas. O grupo deverá incluir representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com escuta ativa de instituições estratégicas, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), além da própria comunidade local.
A reunião foi motivada por uma recomendação expedida pelo MPF em 18 de fevereiro, que estabeleceu um prazo de 60 dias para a regulamentação do trânsito na faixa de areia da praia, frequentemente utilizada por veículos mesmo em áreas de preservação ambiental.
A proposta emergencial foi bem acolhida pelos comerciantes do Pontal do Peba presentes à reunião. Eles demonstraram otimismo quanto à organização do tráfego, enxergando nas medidas uma oportunidade para fortalecer o turismo com mais segurança e sustentabilidade.
Como medida definitiva, os participantes apontaram a necessidade de municipalização do trânsito em Piaçabuçu, com adesão ao Sistema Nacional de Trânsito, conforme estabelece o artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, foi destacada a importância da execução do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla, que está sendo elaborado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e se encontra na fase de oficinas participativas.
Estiveram presentes na reunião representantes do ICMBio (APA Piaçabuçu), Detran/AL, Cetran/AL, IMA/AL, Cepram/AL, BPA, além de comerciantes da região e membros das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Finanças e da Procuradoria de Piaçabuçu.
Últimas notícias
Sem resolver problemas da água, Águas do Sertão/CONASA recorre à Justiça para iniciar obras de esgoto em Penedo
Carro desgovernado atinge muro de residência e deixa feridos em Joaquim Gomes
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
