Ricardo Nezinho destaca criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa
Deputado estadual elogia a iniciativa do Governo do Estado e atuação dos parlamentares
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, em 2º turno, o projeto de lei nº 1339/2025, de autoria do Governo de Alagoas, que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Relator da proposta na Casa de Tavares Bastos, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população idosa alagoana. O parlamentar elogiou a sensibilidade do governador Paulo Dantas por atender a uma antiga demanda do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e ressaltou a atuação responsável e comprometida dos deputados estaduais durante a tramitação.
“O projeto chegou à Casa com a urgência que o tema exige e encontrou respaldo imediato entre os colegas. É uma vitória da população idosa do nosso Estado. Com o Fundo, o Conselho poderá captar e aplicar recursos públicos e privados, inclusive oriundos do Imposto de Renda, o que amplia significativamente a capacidade de ação”, afirmou Nezinho.
A proposta tem como objetivo garantir o financiamento de programas, projetos e ações que promovam a proteção, a autonomia e a inclusão social das pessoas idosas, por meio da captação, gerenciamento e aplicação de recursos públicos e privados. A matéria agora segue para sanção do governador.
O Fundo será administrado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, sob a orientação e fiscalização do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que também será responsável por deliberar sobre a aplicação dos recursos.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alagoas possui 409.225 pessoas com 60 anos ou mais, com expectativa de vida de 67 anos — dez anos abaixo da média nacional. Já o Cadastro Único aponta que 187.977 idosos vivem em situação de vulnerabilidade, o que reforça a necessidade de ações concretas e efetivas de proteção social.

Veja também
Últimas notícias
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
