Associações de proteção veicular terão 180 dias para se adequar às novas regras ou encerrar atividades
Nova Lei Complementar nº 213/2025 estabelece um marco regulatório para associações de proteção veicular no Brasil que passam a ser fiscalizadas pelo CNSP e pela SUSEP.

A Susep publicou, nesta quarta-feira (9), a Resolução 49/25, que estabelece regras para o cadastramento das associações que, na data de publicação da Lei Complementar 213/25, em janeiro desse ano, exerciam atividades relacionadas à proteção contra riscos patrimoniais, pessoais ou de qualquer outra natureza, incluindo socorros mútuos e assemelhados, sem a devida autorização da autarquia.
Consultado o advogado Hector Martins, este explicou que, na prática, a regulamentação apresenta aquilo que já era especulado pelas associações de proteção veicular e que isso garantirá maior segurança jurídica aos consumidores em geral.
Em resumo, a partir de agora as associações precisarão cadastrar um representante legal e este será responsável direto perante a SUSEPE, que é o órgão responsável por exercer a fiscalização. Além disso, haverá um prazo de 180 para regularização, e para tanto, será necessário ocorrer a atualização do estatuto da associação, cadastrar no sistema da SUSEP e contratar uma administradora autorizada também pela SUSEP, explicou Martins.
A associação poderá verificar a situação de seu cadastro por meio de consulta no sítio eletrônico da Susep. E do mesmo modo, a Susep disponibilizará em seu site a relação completa das associações cadastradas, incluindo os dados cadastrais públicos e a identificação de seus administradores com mandato vigente.
Essa regulamentação fará surgir um novo mercado, disciplinado e regulado, que permitirá ao consumidor ter acesso a produtos mais interessantes e viáveis do ponto de vista econômico, concluiu o advogado.
Veja também
Últimas notícias

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
