[Vídeo] Quase 500 histórias reais: “Raízes de Arapiraca” celebra trajetória do povo arapiraquense
Projeto eterniza a história do povo arapiraquense com muita emoção e respeito
![[Vídeo] Quase 500 histórias reais: “Raízes de Arapiraca” celebra trajetória do povo arapiraquense](https://img.7segundos.com.br/fVyWTqy0trdNsg5HNLMj_xpgjwU=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-13-at-170956.jpeg)
O projeto “Raízes de Arapiraca” chegou à sua 25ª edição, neste domingo (13), no cinema do Partage Arapiraca, com um marco expressivo: quase 500 histórias registradas em forma de documentário, preservando a memória e a identidade de figuras que contribuíram para o crescimento social, cultural, político e econômico do município.
Idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), o projeto se consolida como um dos maiores acervos etnográficos do Brasil — e, segundo os organizadores, do mundo.
Mais do que simples registros, os documentários buscam mergulhar nas origens de Arapiraca por meio de entrevistas emocionantes com personagens reais — de agricultores a professores, de donas de casa a líderes religiosos. “Não é uma história contada de cima para baixo. É uma história contada pela base, na essência da cidade: seu povo”, afirma Nezinho.
Entre os relatos marcantes está o de uma arapiraquense de 99 anos, Marina de Melo, lúcida e cercada pela família, que representa a força e longevidade de uma geração que ajudou a construir a cidade com trabalho e valores sólidos. Seu filho, emocionado, relembra a trajetória da família e a gratidão por Arapiraca ter sido a terra que os acolheu e deu oportunidades.
A seleção dos personagens segue critérios rigorosos: devem ter mais de 75 anos e terem vivido em Arapiraca antes de 1970. “Queremos resgatar a vivência de quem realmente participou do processo de transformação da cidade”, explica o deputado.
A iniciativa já é reconhecida oficialmente como patrimônio cultural tanto pela Assembleia Legislativa quanto pela Câmara Municipal. E mais do que valorizar o passado, o projeto estabelece pontes entre as gerações. “Raízes de Arapiraca faz com que as gerações conversem. Ele reconecta a cidade com sua essência e seu povo”, ressalta o secretário de Comunicação durante uma das edições do evento.
Em constante expansão, o acervo se torna fonte valiosa para pesquisadores, estudantes e para todos que desejam compreender a construção de uma das cidades mais importantes de Alagoas — que nasceu pequena e hoje é a segunda maior do estado.
Últimas notícias

Prefeitura de Arapiraca convoca do concurso da Guarda para exame antropométrico

14º Batalhão da PM detém suspeitos de violência doméstica em ações na Zona da Mata

Última remessa de boletos físicos da Taxa de Bombeiros vence nesta quarta-feira

Festival de Teatro de Rua leva arte e encanto para o Lago do Goiti, em Palmeira dos Índios

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Maceió já é um dos destinos mais procurados do país no segundo semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
