Novas provas negam que água tenha chegado à Terra através de asteroides
Descoberta foi feita por uma equipe de cientistas que analisou um raro tipo de meteorito, o condrito enstatita
Um novo estudo publicado na revista científica Icarus aponta que o material que formou a Terra era muito mais rico em hidrogênio do que se pensava, indicando que a origem da água no planeta pode ser “nativa”, e não resultado da chegada de asteroides com compostos voláteis, como sugerem teorias anteriores.
A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas que analisou um raro tipo de meteorito, o condrito enstatita — cuja composição é semelhante à da Terra primitiva, há cerca de 4,55 bilhões de anos. O meteorito analisado, batizado de LAR 12252, foi recolhido na Antártida e examinado com a técnica de espectroscopia de absorção de raios X (XANES), utilizando o sincrotrão britânico Diamond Light Source.
Os pesquisadores demonstraram que o hidrogênio presente no meteorito é intrínseco e não resultado de contaminação terrestre, o que reforça a hipótese de que a Terra já dispunha de hidrogênio suficiente para formar água desde sua formação.
Até então, muitos cientistas defendiam que a água terrestre teria se formado após colisões com asteroides ricos em hidrogênio nos primeiros 100 milhões de anos do planeta. No entanto, a nova análise contradiz essa teoria.
Durante o estudo, a equipe concentrou-se inicialmente em partes não cristalinas dos côndrulos — pequenas esferas milimétricas no interior do meteorito — onde já haviam sido encontrados vestígios de hidrogênio. Mas foi ao examinar a matriz ao redor desses côndrulos, composta por material extremamente fino, que encontraram uma concentração cinco vezes maior de hidrogênio, na forma de sulfureto de hidrogênio.
Em contraste, regiões do meteorito com sinais claros de contaminação terrestre, como ferrugem ou rachaduras, apresentavam pouco ou nenhum hidrogênio — reforçando que a presença do elemento nas áreas preservadas do meteorito é autêntica.
Como a Terra primitiva era formada por material semelhante aos condritos enstatita, os pesquisadores concluíram que o planeta já teria acumulado hidrogênio suficiente em sua origem para justificar a abundância atual de água, mesmo antes das grandes colisões com asteroides.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
