Religião

Papa Francisco aparece no Domingo de Páscoa e dá bênção aos fiéis

Ele segue em recuperação após ter passado 38 dias internado por uma pneumonia nos dois pulmões

Por Gazeta do Povo 20/04/2025 10h10
Papa Francisco aparece no Domingo de Páscoa e dá bênção aos fiéis
Papa Francisco aparece no Domingo de Páscoa e dá benção aos fiéis - Foto: EFE/EPA/ANGELO CARCONI Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/papa-francisco-apelo-cessar-fogo-desarmamento-mensagem-pascoa/ Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reserva

O Papa Francisco fez um apelo, neste domingo (20), a todas as partes envolvidas no conflito em Gaza para que “cessem o fogo, libertem os reféns e forneçam ajuda à população”, além de pedirem que “detenham a corrida ao rearmamento”. A mensagem de Páscoa foi lida pelo mestre de cerimônias Diego Ravelli, para cerca de 50 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, durante a missa do Domingo de Páscoa.

Francisco segue em recuperação após ter passado 38 dias internado por uma pneumonia nos dois pulmões, recebendo alta no dia 23 de março.

Na oportunidade da mensagem de Páscoa, Francisco também pediu orações pelas comunidades cristãs do Líbano e da Síria, destacando que este último país “enfrenta um momento delicado em sua história”. Segundo Francisco, essas populações “anseiam por estabilidade e por uma participação ativa no destino de suas respectivas nações”. Ele exortou toda a Igreja a “acompanhar os cristãos do amado Oriente Médio com atenção e oração”.

O Papa mencionou ainda o Iêmen, país que, segundo ele, “está passando por uma das piores crises humanitárias prolongadas” do mundo em razão da guerra. Diante disso, apelou a todos para que busquem soluções por meio do diálogo construtivo.

Embora tenha se ausentado de todos os ritos da Semana Santa, o Papa apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro para a tradicional bênção Urbi et Orbi, mas delegou a leitura da mensagem devido às limitações impostas por sua saúde.

“Gostaria que voltássemos a ter esperança de que a paz é possível. Que do Santo Sepulcro – a Igreja da Ressurreição –, onde neste ano a Páscoa será celebrada no mesmo dia por católicos e ortodoxos, irradie a luz da paz em toda a Terra Santa e no mundo inteiro”.

Mais tarde, o Papa surpreendeu novamente ao circular inesperadamente pela Praça de São Pedro a bordo do papamóvel por alguns minutos. Durante o trajeto, chegou a parar para abençoar algumas crianças.