Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Programação do IMA envolve diversos municípios com atividades simultâneas
Entre os dias 23 e 25 de abril, municípios do Sertão de Alagoas recebem a programação da Semana do Bioma Caatinga. A iniciativa, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), tem como objetivo valorizar e divulgar a importância do único bioma exclusivamente brasileiro. A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional e representa um verdadeiro símbolo de resistência, com uma biodiversidade única, adaptada às condições do semiárido nordestino.
Com ações articuladas por diferentes setores do IMA e apoio das gestões municipais, a programação busca aproximar a população da realidade do bioma por meio de atividades práticas, educativas e comunitárias.
Estão previstas ações como plantio de mudas nativas, aulas de campo, visitas a sítios arqueológicos e paleontológicos, mutirões de limpeza e palestras. A proposta é estimular a consciência ambiental, promover a preservação dos recursos naturais e destacar o potencial científico, cultural e social da Caatinga.
A preservação da Caatinga tem sido tratada com muito zelo pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, que reforça o papel estratégico do bioma para o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável. Para o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, valorizar a Caatinga é também reconhecer a força e a identidade do povo sertanejo.
“A Caatinga é resistência, é vida em meio à adversidade. Preservar esse bioma é preservar uma parte essencial do Brasil, com sua biodiversidade única, sua cultura e seu potencial. Nosso compromisso é seguir promovendo ações que aproximem as pessoas do seu território e incentivem o cuidado com os recursos naturais”, afirmou Gustavo Lopes.
Confira a programação na íntegra:
· 23 de abril (quarta-feira)
Delmiro Gouveia 8h às 12h – Plantio urbano de mudas nativas (parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente)
· 24 de abril (quinta-feira)
Lagoinha/Salgado – Delmiro Gouveia 8h às 11h30 – Passeio ecológico guiado e mutirão de limpeza nas margens do Rio São Francisco (Projeto Nossa Praia)
14h às 16h – Palestra: "Caatinga e as adaptações da flora" - Palestrante: Wictor Thomas (Consultor Ambiental - IMA)
Poço das Trincheiras e Maravilha 8h30 às 11h30 – Aula de campo em sítios paleontológicos e arqueológicos Temas: mudanças ambientais, fauna, flora e ocupações humanas pré-coloniais
· 25 de abril (sexta-feira)
Ouro Branco 8h30 às 11h – Aula de campo em áreas de desertificação e visita à Pedra da Capelinha Temas: ações humanas, preservação do bioma e valores da APA Serra da Caiçara
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
