Meio ambiente

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão

Programação do IMA envolve diversos municípios com atividades simultâneas

Por Agência Alagoas 23/04/2025 12h12
Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Ação é promovida pelo IMA e tem objetivo de valorizar e divulgar a importância do único bioma exclusivamente brasileiro - Foto: Divulgação

Entre os dias 23 e 25 de abril, municípios do Sertão de Alagoas recebem a programação da Semana do Bioma Caatinga. A iniciativa, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), tem como objetivo valorizar e divulgar a importância do único bioma exclusivamente brasileiro. A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional e representa um verdadeiro símbolo de resistência, com uma biodiversidade única, adaptada às condições do semiárido nordestino.

Com ações articuladas por diferentes setores do IMA e apoio das gestões municipais, a programação busca aproximar a população da realidade do bioma por meio de atividades práticas, educativas e comunitárias.

Estão previstas ações como plantio de mudas nativas, aulas de campo, visitas a sítios arqueológicos e paleontológicos, mutirões de limpeza e palestras. A proposta é estimular a consciência ambiental, promover a preservação dos recursos naturais e destacar o potencial científico, cultural e social da Caatinga.

A preservação da Caatinga tem sido tratada com muito zelo pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, que reforça o papel estratégico do bioma para o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável. Para o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, valorizar a Caatinga é também reconhecer a força e a identidade do povo sertanejo.

“A Caatinga é resistência, é vida em meio à adversidade. Preservar esse bioma é preservar uma parte essencial do Brasil, com sua biodiversidade única, sua cultura e seu potencial. Nosso compromisso é seguir promovendo ações que aproximem as pessoas do seu território e incentivem o cuidado com os recursos naturais”, afirmou Gustavo Lopes.

Confira a programação na íntegra:

· 23 de abril (quarta-feira)

Delmiro Gouveia 8h às 12h – Plantio urbano de mudas nativas (parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

· 24 de abril (quinta-feira)

Lagoinha/Salgado – Delmiro Gouveia 8h às 11h30 – Passeio ecológico guiado e mutirão de limpeza nas margens do Rio São Francisco (Projeto Nossa Praia)

14h às 16h – Palestra: "Caatinga e as adaptações da flora" - Palestrante: Wictor Thomas (Consultor Ambiental - IMA)

Poço das Trincheiras e Maravilha 8h30 às 11h30 – Aula de campo em sítios paleontológicos e arqueológicos Temas: mudanças ambientais, fauna, flora e ocupações humanas pré-coloniais

· 25 de abril (sexta-feira)

Ouro Branco 8h30 às 11h – Aula de campo em áreas de desertificação e visita à Pedra da Capelinha Temas: ações humanas, preservação do bioma e valores da APA Serra da Caiçara