Agreste

Com 4º Seminário de Carcinicultura, Arapiraca fortifica produção do camarão do Agreste Alagoano

Abertura do evento marca o início de uma série de ações voltadas à cultura e consumo do crustáceo

Por 7segundos com assessoria 24/04/2025 17h05
Com 4º Seminário de Carcinicultura, Arapiraca fortifica produção do camarão do Agreste Alagoano
No dia de abertura, nesta quarta-feira (23), produtores, pesquisadores e incentivadores participaram de atividades de campo no Sítio Poção - Foto: Ascom

Desde 2021, Arapiraca vem se destacando na produção de camarão no Agreste de Alagoas, com uma produção que ultrapassa as 300 toneladas. Para fortalecer a cadeia produtiva, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Sebrae, está realizando a quarta edição do Seminário de Carcinicultura.

No dia de abertura, nesta quarta-feira (23), produtores, pesquisadores e incentivadores participaram de atividades de campo no Sítio Poção, considerado o berço da carcinicultura arapiraquense, e também de uma solenidade oficial realizada na sede do Sesc Arapiraca, onde o evento também acontece nesta quinta e sexta, com palestras e a 1ª Feira de Produtos e Serviços para a Aquicultura em Arapiraca e Região do Agreste Alagoano.

O secretário Genivaldo Oliveira destacou a importância do evento para fortalecer o cultivo do camarão por meio da capacitação e tecnificação dos produtores locais que participam do seminário. “A importância desse evento é fazer com que os produtores tenham uma melhor rentabilidade, melhorem sua qualidade de vida e possam se manter no campo de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, e acima de tudo vivendo como cidadãos e cidadãs”, explicou.

Durante a solenidade de abertura e ao longo dos dias de evento, as equipes da SMDR se juntam a representantes de parceiros fundamentais para o impulsionamento desta cadeia produtiva, como a Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas (ACCAL), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), representada pelo engenheiro de pesca Itamar Rocha.

Segundo o presidente da ACCAL, Iury Amorim, o seminário consolidou a atividade de criação de camarão no interior de Alagoas e ampliou as possibilidades de cultivo do crustáceo na região, que antes só era possível no inverno e hoje já tem produção durante todo o ano.

Capital do Camarão


A programação do mês de abril foi pensada pela Gestão Municipal para ser uma celebração da carcinicultura no Agreste Alagoano. Após o término do 4º Seminário, no dia 25, a Prefeitura dá início, na mesma noite, à terceira edição do Festival do Camarão, que acontecerá no estacionamento do Supermercado São Luiz da Avenida Ceci Cunha.

A nova edição da feira trará Espaço Kids, música ao vivo, artesanato e novos pratos originais, preparados com camarão, celebrando a gastronomia arapiraquense.