Com 4º Seminário de Carcinicultura, Arapiraca fortifica produção do camarão do Agreste Alagoano
Abertura do evento marca o início de uma série de ações voltadas à cultura e consumo do crustáceo
Desde 2021, Arapiraca vem se destacando na produção de camarão no Agreste de Alagoas, com uma produção que ultrapassa as 300 toneladas. Para fortalecer a cadeia produtiva, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Sebrae, está realizando a quarta edição do Seminário de Carcinicultura.
No dia de abertura, nesta quarta-feira (23), produtores, pesquisadores e incentivadores participaram de atividades de campo no Sítio Poção, considerado o berço da carcinicultura arapiraquense, e também de uma solenidade oficial realizada na sede do Sesc Arapiraca, onde o evento também acontece nesta quinta e sexta, com palestras e a 1ª Feira de Produtos e Serviços para a Aquicultura em Arapiraca e Região do Agreste Alagoano.
O secretário Genivaldo Oliveira destacou a importância do evento para fortalecer o cultivo do camarão por meio da capacitação e tecnificação dos produtores locais que participam do seminário. “A importância desse evento é fazer com que os produtores tenham uma melhor rentabilidade, melhorem sua qualidade de vida e possam se manter no campo de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, e acima de tudo vivendo como cidadãos e cidadãs”, explicou.
Durante a solenidade de abertura e ao longo dos dias de evento, as equipes da SMDR se juntam a representantes de parceiros fundamentais para o impulsionamento desta cadeia produtiva, como a Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas (ACCAL), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), representada pelo engenheiro de pesca Itamar Rocha.
Segundo o presidente da ACCAL, Iury Amorim, o seminário consolidou a atividade de criação de camarão no interior de Alagoas e ampliou as possibilidades de cultivo do crustáceo na região, que antes só era possível no inverno e hoje já tem produção durante todo o ano.
Capital do Camarão
A programação do mês de abril foi pensada pela Gestão Municipal para ser uma celebração da carcinicultura no Agreste Alagoano. Após o término do 4º Seminário, no dia 25, a Prefeitura dá início, na mesma noite, à terceira edição do Festival do Camarão, que acontecerá no estacionamento do Supermercado São Luiz da Avenida Ceci Cunha.
A nova edição da feira trará Espaço Kids, música ao vivo, artesanato e novos pratos originais, preparados com camarão, celebrando a gastronomia arapiraquense.
Últimas notícias
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Operação Cerco Fechado cumpre mandados de prisão em três municípios do Sertão de AL
Período de matrícula de alunos veteranos da Ufal inicia no dia 2 de fevereiro
Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
