MPF inspeciona Centro POP de Arapiraca e avalia impacto da mudança de local
Objetivo principal foi verificar atendimento e frequência de usuários após transferência de endereço, realizado no começo do ano
O Ministério Público Federal realizou, na última quarta-feira (30), uma inspeção no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Arapiraca, localizado na Rua Maria Neves dos Santos, bairro Bom Sucesso, para coletar informações sobre os serviços prestados na unidade.
A inspeção, coordenada pelo procurador da República Bruno Lamenha, titular da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), teve como principal objetivo verificar os impactos causados pela transferência do local de atendimento, que antes funcionava no bairro Ouro Preto, próximo ao Centro da cidade, local em que se concentra a maioria da população de rua em Arapiraca.
Em visita realizada no dia 19 de fevereiro, 15 dias após a mudança de endereço, foi constatado o baixo índice de frequência de usuários, situação que permanece, conforme informações de servidores. Anteriormente, o Centro chegava a receber 15 usuários por dia, e no dia da inspeção, contava com apenas 4 usuários e 2 nas imediações.
Distância dificulta acesso
Em entrevista com os usuários que estavam em atendimento no dia, foi verificado que a distância entre o Centro POP e o albergue noturno, localizado na Praça dos Cacimbas, no Centro, é um dos fatores que impedem uma maior frequência do local. Os usuários relataram levar em média 1h entre um local e outro. Quanto ao atendimento realizado, não houve reclamações.
Para o procurador da República Bruno Lamenha, “a nova localização da unidade de acolhimento não facilita o acesso dos usuários, isso inutiliza o equipamento público que é tão importante para a população em situação de rua, já tão vulnerável e carente de tantas coisas. Espero que o município reconsidere essa localização ou encontre meios de torná-lo acessível à população que dele necessita”.
O MPF segue vigilante sobre as condições de vida da população em situação de rua em Arapiraca, buscando o cumprimento dos princípios da dignidade humana e a aplicação da legislação nos casos de assistência social à população de rua, observando também a sua vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
