Agricultura

Defesa Agropecuária inicia trabalho de campo para manutenção de área livre do mofo azul do tabaco

Primeira etapa é restrita a coleta de material na chamada fase fonológica da planta, denominada de sementeira

Por 7Segundo com Assessoria 12/05/2025 12h12 - Atualizado em 12/05/2025 12h12
Defesa Agropecuária inicia trabalho de campo para manutenção de área livre do mofo azul do tabaco
Nas inspeções realizadas nas propriedades rurais, serão feitas coletas de amostras das plantas - Foto: Ascom Adeal

Os fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciam nesta semana as ações de campo para a manutenção da área livre do mofo azul na cultura do tabaco em Alagoas.

Nas inspeções realizadas nas propriedades rurais, serão feitas coletas de amostras das plantas. A ação será dividida em três etapas, sendo esta a primeira, a fase fonológica, denominada de sementeira.

A meta é realizar o trabalho em 10% das propriedades produtoras da região fumageira de Alagoas. O material coletado será encaminhado para análise em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Nesta primeira etapa, a ação será realizada até a próxima sexta-feira (16), em campo, em 12 municípios produtores do estado. Posteriormente, o trabalho seguirá nas demais fases de desenvolvimento da planta: baixeiro e folha primeira”, disse a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

A ação é executada pela Adeal. em parceria com as secretarias municipais de Agricultura, contando com o apoio do setor produtivo.