Arthur Lira vendeu gado a presidente do União Brasil antes de fechar acordo sobre federação
Negócio entre parlamentares movimentou cerca de R$ 300 mil

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, negociou a venda de 120 bezerros enquanto articulava a federação entre o PP e o União Brasil com o dirigente do partido do UB, Antonio Rueda.
Rueda é presidente do União Brasil, mas à época ocupava o posto de vice-presidente do partido. As negociações aconteceram durante um jantar que aconteceu em um restaurante de luxo em São Miguel dos Milagres.
As primeiras tratativas sobre a federação entre o PP e o União Brasil começaram em setembro de 2022, data do jantar entre Lira e Rueda. A aliança se concretizou apenas em abril de 2025.
De acordo com dados levantados pela reportagem da Agência Pública, através de Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas pelo governo de Pernambuco, o negócio pode ter ultrapassado R$ 320 mil.
Segundo Antonio Rueda, a negociação foi “uma operação comercial legítima, realizada entre dois produtores rurais, com base nos critérios normais do mercado”, sem qualquer relação com articulações políticas ou eleitorais. Diferente do presidente do União Brasil, Arthur Lira preferiu não se pronunciar sobre o caso.
O ex-presidente da Câmara é conhecido como um dos maiores criadores de gado Nelore do país, mas não declara à Justiça Eleitoral o número exato de animais que possui desde 2006.
A federação entre PP e o União Brasil sofreu resistência interna, principalmente em estados onde os partidos são adversários. Em Alagoas, os partidos já andavam de mãos dadas por estar sob influência de Arthur Lira, um dos principais defensores da aliança.
A negociação de gado durante momentos importantes da articulação política chama atenção e lançam luz sobre a influência do alagoano que envolvem política e negócios rurais.
Últimas notícias

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas

Identificadas vítimas de chacina ocorrida dentro de residência em Estrela de Alagoas

Moradores denunciam despejo de resíduos por condomínio de luxo, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
