Arthur Lira vendeu gado a presidente do União Brasil antes de fechar acordo sobre federação
Negócio entre parlamentares movimentou cerca de R$ 300 mil
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, negociou a venda de 120 bezerros enquanto articulava a federação entre o PP e o União Brasil com o dirigente do partido do UB, Antonio Rueda.
Rueda é presidente do União Brasil, mas à época ocupava o posto de vice-presidente do partido. As negociações aconteceram durante um jantar que aconteceu em um restaurante de luxo em São Miguel dos Milagres.
As primeiras tratativas sobre a federação entre o PP e o União Brasil começaram em setembro de 2022, data do jantar entre Lira e Rueda. A aliança se concretizou apenas em abril de 2025.
De acordo com dados levantados pela reportagem da Agência Pública, através de Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas pelo governo de Pernambuco, o negócio pode ter ultrapassado R$ 320 mil.
Segundo Antonio Rueda, a negociação foi “uma operação comercial legítima, realizada entre dois produtores rurais, com base nos critérios normais do mercado”, sem qualquer relação com articulações políticas ou eleitorais. Diferente do presidente do União Brasil, Arthur Lira preferiu não se pronunciar sobre o caso.
O ex-presidente da Câmara é conhecido como um dos maiores criadores de gado Nelore do país, mas não declara à Justiça Eleitoral o número exato de animais que possui desde 2006.
A federação entre PP e o União Brasil sofreu resistência interna, principalmente em estados onde os partidos são adversários. Em Alagoas, os partidos já andavam de mãos dadas por estar sob influência de Arthur Lira, um dos principais defensores da aliança.
A negociação de gado durante momentos importantes da articulação política chama atenção e lançam luz sobre a influência do alagoano que envolvem política e negócios rurais.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
