PL de combate a crimes virtuais contra crianças com uso de IA é proposto por Alfredo Gaspar
Texto propõe a atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente
O Brasil convive com uma realidade alarmante em relação ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2024, segundo o Disque 100, a cada hora, uma média de 33 denúncias de violações contra crianças e adolescentes são registradas, contabilizando mais de 11 mil denúncias de violência sexual infantil.
Atento a esse cenário e aos novos desafios que a tecnologia impõe à proteção de crianças e adolescentes, os deputados federais Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) e Alberto Fraga (PL-DF) apresentaram o Projeto de Lei 1239/2025.
O texto propõe a atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para criminalizar, de forma explícita, a produção, posse e compartilhamento de imagens de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes geradas por inteligência artificial.
“Neste 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, precisamos lembrar que a infância precisa ser protegida todos os dias, inclusive no mundo digital. Nenhuma tecnologia pode servir de escudo para criminosos. A infância é sagrada”, afirma o deputado Alfredo Gaspar.
O projeto, protocolado na Câmara, busca preencher lacunas na legislação atual, que já prevê punição para imagens “simuladas”, mas ainda não contempla de forma clara os conteúdos gerados por IA e deepfakes.
Segundo os parlamentares, a lei atual já criminaliza imagens “simuladas”, mas o avanço da tecnologia exige uma revisão legal para evitar interpretações que possam enfraquecer o combate à exploração infantil.
“O desenvolvimento da inteligência artificial trouxe desafios inéditos para a proteção da infância. Precisamos garantir que criminosos não escapem da lei alegando que as imagens não retratam crianças reais. E entender que esse tipo de conteúdo pode, ainda, incentivar que esse anseio do mundo virtual faça vítimas no mundo real. Toda e qualquer forma de exploração infantil deve ser combatida com rigor”, destaca Alfredo Gaspar.
O PL 1239/2025 aguarda análise na Câmara dos Deputados e representa um passo importante no fortalecimento da legislação de combate à exploração sexual infantil no ambiente virtual.
Últimas notícias
Lucas Guimarães brinca com dicção de Carlinhos Maia quando mente
[Vídeo] Incêndio atinge duas casas e deixa morador ferido em Arapiraca
Mulher é presa após agredir sobrinho com pedaço de madeira no município de Piranhas
Secretaria de Fazenda tira dúvidas de contribuintes sobre envio de carnês do IPTU 2026
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Sindrádio/AL se reúne com direção da TV Asa Branca para tratar de sindicalização e Acordo Coletivo de Trabalho
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
