Hospital de Emergência do Agreste inicia Curso sobre Humanização e Segurança do Paciente
O Curso Humanização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde chega à quinta edição.
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou o Curso Humanização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A aula inaugural aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e reuniu profissionais de diversas instituições de saúde do interior de Alagoas.
Gratuito e com nove módulos
O Curso Humanização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde chega à quinta edição. Ele tem como foco discutir os desafios atuais da assistência hospitalar, integrando inovação tecnológica e cuidado centrado nas pessoas. A programação inclui debates sobre o impacto da inteligência artificial e da robotização nos serviços de saúde.
“O curso traz uma discussão atual, uma vez que os protocolos e ferramentas de segurança são fundamentais em todas as unidades de saúde. Mas sem humanização, perdemos o sentido da assistência. Cuidar das pessoas, sejam elas pacientes e profissionais, é o que faz o serviço funcionar adequadamente”, afirmou o médico Jean Rafael, responsável técnico pelo curso.
Esclarecedora
Para a enfermeira Lilianny Costa, do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Arapiraca, a aula inaugural foi esclarecedora. “A IA não vem para substituir, mas para somar. É uma ferramenta poderosa que pode, sim, ajudar a promover um cuidado mais qualificado e humano”, destacou. A coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Ana Cláudia, também aprovou a proposta. “O NEP do Hospital de Emergência do Agreste está de parabéns. Esse tipo de curso nos motiva a seguir buscando formação contínua para oferecer uma assistência cada vez melhor aos nossos pacientes”, disse.
O enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP, reforça que o curso não é voltado apenas para servidores do HEA. “Queremos envolver toda a rede do interior alagoano, promovendo uma troca rica de experiências entre profissionais que compartilham os mesmos desafios”, explicou, ao destacar que mais de 100 profissionais se inscreveram. A diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, ressaltou a adesão e o interesse dos participantes. “Ver o interesse dos profissionais mostra que seguem em busca de conhecimento. O NEP da nossa unidade tem um papel fundamental nessa caminhada, fortalecendo a formação e promovendo avanços na qualidade da assistência”, concluiu.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
