Estudantes de Enfermagem da Ufal apresentam planos para segurança dos pacientes ao fim de estágio no HEA
Propostas foram elaboradas ao longo do período de estágio, com base na experiência prática
Estudantes do 9° período do Curso de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) finalizaram, nesta semana, o período de estágio no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). Como trabalho de conclusão, as enfermeirandas apresentaram planos de intervenção voltados à segurança do paciente na unidade hospitalar.
As propostas foram elaboradas ao longo do período de estágio, com base em observações práticas realizadas nos setores onde atuaram.
Os trabalhos foram apresentados no auditório do hospital e contou com as presenças da gerência e coordenação de enfermagem dos setores da instituição de saúde e da coordenação do curso. Os planos abordaram diferentes metas de segurança, como prevenção de quedas, higienização das mãos, identificação correta do paciente e organização de prontuários, entre outros temas definidos pelas diretrizes do Ministério da Saúde.

Coordenadora em exercício do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca da Ufal, a professora doutora Karol Fireman explicou que os planos são obrigatórios e fazem parte da estrutura do estágio supervisionado.
“A atividade é construída a partir de um diagnóstico situacional. Cada dupla de estudantes observa o funcionamento do setor onde está inserida, conversa com a coordenação local e propõe uma intervenção viável dentro da realidade do hospital. O objetivo é reforçar práticas que já existem ou sugerir melhorias baseadas em evidências científicas”, afirmou.
Prática
A enfermeiranda Thamirys Ambrózio, de 27 anos, destacou a importância da rotina prática para consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula.
“Trabalhar com as metas de segurança do paciente, dentro de um hospital de referência, é uma experiência que faz diferença na nossa formação. Tivemos a chance de aplicar o que aprendemos e contribuir com a instituição”, disse.

Para a gerente de Enfermagem do HEA, Josilene Balbino, as intervenções apresentadas pelos estudantes reforçam a cultura da qualidade e segurança dentro do hospital.
“Elas chegam com o olhar crítico da academia, fazem um diagnóstico da assistência e propõem ações que fortalecem o trabalho da equipe. A presença delas contribui para melhorar rotinas e condutas, além de motivar os profissionais”, declarou Josilene.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou o papel do hospital como campo de prática para a formação de novos profissionais.
“O HEA cumpre uma função educacional importante, contribuindo para a formação técnica e ética dos estudantes. Essa parceria com a UFAL fortalece nosso compromisso com a assistência segura e de qualidade”, declarou Bárbara.
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
