Estudantes de Enfermagem da Ufal apresentam planos para segurança dos pacientes ao fim de estágio no HEA
Propostas foram elaboradas ao longo do período de estágio, com base na experiência prática
Estudantes do 9° período do Curso de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) finalizaram, nesta semana, o período de estágio no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). Como trabalho de conclusão, as enfermeirandas apresentaram planos de intervenção voltados à segurança do paciente na unidade hospitalar.
As propostas foram elaboradas ao longo do período de estágio, com base em observações práticas realizadas nos setores onde atuaram.
Os trabalhos foram apresentados no auditório do hospital e contou com as presenças da gerência e coordenação de enfermagem dos setores da instituição de saúde e da coordenação do curso. Os planos abordaram diferentes metas de segurança, como prevenção de quedas, higienização das mãos, identificação correta do paciente e organização de prontuários, entre outros temas definidos pelas diretrizes do Ministério da Saúde.

Coordenadora em exercício do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca da Ufal, a professora doutora Karol Fireman explicou que os planos são obrigatórios e fazem parte da estrutura do estágio supervisionado.
“A atividade é construída a partir de um diagnóstico situacional. Cada dupla de estudantes observa o funcionamento do setor onde está inserida, conversa com a coordenação local e propõe uma intervenção viável dentro da realidade do hospital. O objetivo é reforçar práticas que já existem ou sugerir melhorias baseadas em evidências científicas”, afirmou.
Prática
A enfermeiranda Thamirys Ambrózio, de 27 anos, destacou a importância da rotina prática para consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula.
“Trabalhar com as metas de segurança do paciente, dentro de um hospital de referência, é uma experiência que faz diferença na nossa formação. Tivemos a chance de aplicar o que aprendemos e contribuir com a instituição”, disse.

Para a gerente de Enfermagem do HEA, Josilene Balbino, as intervenções apresentadas pelos estudantes reforçam a cultura da qualidade e segurança dentro do hospital.
“Elas chegam com o olhar crítico da academia, fazem um diagnóstico da assistência e propõem ações que fortalecem o trabalho da equipe. A presença delas contribui para melhorar rotinas e condutas, além de motivar os profissionais”, declarou Josilene.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou o papel do hospital como campo de prática para a formação de novos profissionais.
“O HEA cumpre uma função educacional importante, contribuindo para a formação técnica e ética dos estudantes. Essa parceria com a UFAL fortalece nosso compromisso com a assistência segura e de qualidade”, declarou Bárbara.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
