Circuito de Regional de Feiras movimenta o Agreste com sabores, cores e histórias do campo
Primeira etapa realizada em Arapiraca nesta sexta reuniu cooperativas, associações e empreendimentos solidários
O cheiro do bolo de macaxeira saindo do forno, o brilho dos ovos fresquinhos empilhados com cuidado nas barracas e o sorriso de quem planta, colhe e agora também vende diretamente para a comunidade. Foi nesse clima que a Praça Luiz Pereira de Lima, em Arapiraca, recebeu nesta sexta-feira (30) a primeira etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que vem transformar espaços públicos em vitrines do que o campo tem de melhor a oferecer.
Espaços públicos ocupados com atividades de qualidade contribuem diretamente para a melhoria da vida das pessoas. Quando preenchidos com cores, aromas e manifestações culturais, esses espaços promovem a valorização dos costumes locais e impulsionam o desenvolvimento social e econômico das comunidades.
É nesse contexto que surge o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes Alagoas e apoio das prefeituras municipais. O circuito promove o encontro entre agricultores familiares e a população, gerando visibilidade para o trabalho no campo e fortalecendo laços comunitários.
Mais do que um espaço de comercialização, a feira se consolidou como um ambiente de encontro, cultura e fortalecimento comunitário. Agricultores e agricultoras das cidades de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Batalha, Coité do Nóia, São Sebastião e Belo Monte levaram seus produtos in natura, agroindustrializados, artesanato e itens da culinária regional. Todos com uma origem em comum: a terra fértil das mãos que cultivam com afeto.
Agricultora há 35 anos, Teodorine dos Santos, de Arapiraca, conseguiu perceber essas conexões. “É um evento muito importante para nós que passamos a vida plantando. Fiquei muito feliz em ver as pessoas vindo até a praça para ver a feira e comprar nossos produtos”, afirmou com um sorriso no rosto.
Quem também celebrou os resultados foi o agricultor Tércio Vanderlei, da Cooperativa Agropecuária de Limoeiro de Anadia (Cooperlimo). “Plantamos e vendemos hortaliças e hoje o nosso carro-chefe são os nossos ovos. Inclusive, vamos fornecê-los para a rede estadual de ensino. Um produto de qualidade à disposição dos estudantes”, pontuou.
Valorização e fortalecimento da agricultura familiar
Ao impulsionar a economia local, valorizar os costumes e fortalecer o trabalho coletivo de cooperativas e associações, o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária se firma como um motor de desenvolvimento social e econômico para o estado.
“São produtos de qualidade produzidos pelos agricultores e que vão diretamente para a mão e para a mesa das famílias alagoanas. Também funciona como uma vitrine do potencial de produção e comercialização com redes hoteleiras, bares e restaurantes. O Governo Paulo Dantas prioriza a agricultura familiar. Não queremos que os produtores apenas tenham acesso à assistência técnica rural e programas de inclusão produtiva, como o Planta Alagoas, mas principalmente tenham a oportunidade de gerar renda para continuar crescendo”, explicou a secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
O sucesso da primeira etapa do circuito ficou evidente no entusiasmo de consumidores e produtores. A agricultora Sebastiana Leandro, conhecida como Bastinha dos Orgânicos, destacou a receptividade do público. “Estamos muito contentes, porque as pessoas estão comprando e gostando do que produzimos. Querem até que a feira aconteça toda semana”, disse.
A expectativa agora é que as próximas etapas do circuito continuem conectando campo e cidade, fortalecendo a agricultura familiar e inspirando novos olhares sobre a produção local. Cada feira é também uma celebração da resistência, da criatividade e do potencial transformador do trabalho coletivo no campo. Em 2025, o circuito vai percorrer mais oito regiões estratégicas do estado: Alto Sertão, Baixo São Francisco, Litoral Norte, Litoral Sul, Médio Sertão, Metropolitana, Sertão e Zona da Mata.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
