Justiça impede fechamento da Maternidade Mãe Rainha, em Arapiraca
Decisão favorável foi obtida por meio da Procuradoria Geral
Por meio do Dr. Évio Barbosa, a Procuradoria Geral do Município de Arapiraca (PGM), conseguiu na Justiça uma liminar favorável visando impedir o fechamento da Maternidade Mãe Rainha, único local capaz de garantir a realização de partos considerados de risco habitual pelo SUS na região.
A maternidade atende 17 municípios da 7ª Região de Saúde de Alagoas e conta com 40 leitos obstétricos. Ela é administrada pelo Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA).
A resolução impõe que o hospital mantenha os serviços em funcionamento e, caso já estejam paralisados, que sejam restabelecidos no intervalo de até 48 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.
Ainda de acordo com a determinação, a suspensão repentina dos atendimentos colocaria em risco a vida de centenas de parturientes, desrespeitando o direito fundamental à saúde.
“A PGM atuou com rapidez para garantir a continuidade de um serviço essencial à população”, relatou o Dr. Évio Barbosa.
A medida ressalta o comprometimento da Procuradoria com a defesa do interesse público além de agir em favor da proteção da saúde materno-infantil em Arapiraca e demais municípios.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
