Governo de Alagoas anuncia construção de barragem subterrânea em Batalha
Semarh inaugura nova fase no combate à seca e amplia segurança hídrica para a agricultura familiar no Semiárido alagoano
O município de Batalha, no Sertão alagoano, recebe, nesta quinta-feira (12), o primeiro passo para a implantação de uma barragem subterrânea do novo programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa integra um investimento de R$ 1,6 milhão, recursos do Fundo de Recursos Hídricos, utilizado com foco na segurança hídrica, no fortalecimento da agricultura familiar e na convivência sustentável com o Semiárido.
Serão implantadas 42 barragens subterrâneas em municípios estratégicos, priorizando áreas rurais com histórico de escassez hídrica. A unidade de Batalha é a primeira a ser instalada, representando uma nova fase na política hídrica do estado, que aposta em soluções de baixo custo e alto impacto para transformar a realidade de quem vive no campo.
A barragem subterrânea é uma tecnologia social que capta e armazena água da chuva diretamente no subsolo. A estrutura consiste na escavação de uma vala até uma camada impermeável, onde é instalada uma manta plástica que impede o escoamento da água e favorece sua infiltração no solo. O resultado é o aumento da umidade da terra e a elevação do lençol freático, garantindo água por mais tempo mesmo durante períodos de estiagem.
“O governador Paulo Dantas tem sido firme na missão de enfrentar os efeitos da seca com ações estruturantes. Este projeto é um exemplo disso. Estamos começando por Batalha, mas vamos levar essa tecnologia a dezenas de comunidades que precisam de soluções permanentes para produzir com dignidade”, afirmou o gestor da Semarh, Gino César.
Destinado a agricultores familiares, pequenos produtores e comunidades rurais, o programa visa reforçar a resiliência hídrica, melhorar a produção agrícola mesmo em períodos secos e reduzir a vulnerabilidade social provocada pela escassez de água.
Veja também
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
