Governo de Alagoas anuncia construção de barragem subterrânea em Batalha
Semarh inaugura nova fase no combate à seca e amplia segurança hídrica para a agricultura familiar no Semiárido alagoano
O município de Batalha, no Sertão alagoano, recebe, nesta quinta-feira (12), o primeiro passo para a implantação de uma barragem subterrânea do novo programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa integra um investimento de R$ 1,6 milhão, recursos do Fundo de Recursos Hídricos, utilizado com foco na segurança hídrica, no fortalecimento da agricultura familiar e na convivência sustentável com o Semiárido.
Serão implantadas 42 barragens subterrâneas em municípios estratégicos, priorizando áreas rurais com histórico de escassez hídrica. A unidade de Batalha é a primeira a ser instalada, representando uma nova fase na política hídrica do estado, que aposta em soluções de baixo custo e alto impacto para transformar a realidade de quem vive no campo.
A barragem subterrânea é uma tecnologia social que capta e armazena água da chuva diretamente no subsolo. A estrutura consiste na escavação de uma vala até uma camada impermeável, onde é instalada uma manta plástica que impede o escoamento da água e favorece sua infiltração no solo. O resultado é o aumento da umidade da terra e a elevação do lençol freático, garantindo água por mais tempo mesmo durante períodos de estiagem.
“O governador Paulo Dantas tem sido firme na missão de enfrentar os efeitos da seca com ações estruturantes. Este projeto é um exemplo disso. Estamos começando por Batalha, mas vamos levar essa tecnologia a dezenas de comunidades que precisam de soluções permanentes para produzir com dignidade”, afirmou o gestor da Semarh, Gino César.
Destinado a agricultores familiares, pequenos produtores e comunidades rurais, o programa visa reforçar a resiliência hídrica, melhorar a produção agrícola mesmo em períodos secos e reduzir a vulnerabilidade social provocada pela escassez de água.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Palmeira dos Índios organiza grande ação para distribuição de peixes
Ministério Público promove Luciano Romero a procurador de Justiça em Alagoas
MP recomenda que Câmaras Municipais anulem eleições antecipadas das Mesas Diretoras
Boticário é condenado a indenizar revendedora que foi negativada indevidamente
Motorista embriagado é preso após atropelar ciclista na parte alta de Maceió
Idosa se engasga em São Luís do Quitunde e precisa ser hospitalizada
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
