Defensoria ajuíza ação contra fechamento repentino de agência do Bradesco em Batalha
Mais de 2.800 aposentados tiveram transtornos devido mudança
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) ingressou, nessa quarta-feira, 19, com uma ação civil pública contra o Banco Bradesco devido ao encerramento repentino de sua agência no município de Batalha. Segundo a Defensora Pública do município, Paula Canal, a instituição bancária transferiu o pagamento dos benefícios do INSS dos moradores para uma unidade do Banco do Brasil sem comunicação e planejamento adequados, o que gerou inúmeros transtornos, especialmente para aposentados e pensionistas que dependiam do banco para receber seus benefícios.
Na ação, a Defensoria solicitou medidas para minimizar os impactos da transição e garantir maior transparência no processo. Entre os pedidos estão a ampla divulgação de qualquer alteração nas contas bancárias dos beneficiários; o encerramento automático, sem custos, de contas não utilizadas; a antecipação de informações sobre decisões que impactem diretamente os beneficiários; e a realização de campanhas educativas sobre os direitos dos clientes e o funcionamento da migração bancária. A Instituição também requereu a condenação do Banco Bradesco por danos morais coletivos e individuais pelos transtornos causados aos consumidores.
O fechamento da agência do Bradesco em Batalha ocorreu em novembro do ano passado e afetou diretamente 2.836 aposentados e pensionistas do INSS no município. A decisão foi planejada internamente, mas sem comunicação adequada com os clientes. O Banco do Brasil, que assumiu os atendimentos, foi informado apenas cinco dias antes da efetiva mudança. Sem estrutura adequada para absorver a nova demanda, o atendimento na nova agência foi marcado por longas esperas, dificuldades no acesso aos benefícios e falhas na comunicação sobre os procedimentos necessários.
Para a Defensoria Pública, a falta de organização na transição configura uma violação dos direitos dos consumidores e dos idosos, garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso. Além disso, a ausência de medidas acessíveis para informar os clientes agravou os problemas enfrentados pela população vulnerável.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
