Junho Violeta: conheça três projetos de lei que ampliam a proteção da população idosa em Maceió
Diversas ações foram realizadas durante o mês
No mês do Junho Violeta, dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, a vereadora Teca Nelma destaca três projetos de lei de sua autoria que já foram aprovados e contribuem para ampliar a proteção, o respeito e os direitos dessa parcela da população em Maceió.
“O envelhecimento deve ser acompanhado de dignidade, segurança e políticas públicas reais. Esses projetos são parte do nosso compromisso com uma cidade que respeita todas as fases da vida”, afirma a parlamentar.
Confira os projetos aprovados:
1. Combate ao idadismo
Aprovada em 2023, a lei institui o dia 14 de julho como o Dia Municipal de Conscientização pelo Combate ao Idadismo, forma de preconceito baseada na idade. A proposta busca promover debates, ações educativas e políticas públicas que enfrentem estigmas e violências sofridas por pessoas idosas.
2. Divulgação de desaparecidos nas faturas de consumo
Outro projeto aprovado obriga a veiculação de fotos e informações de crianças, pessoas idosas e com deficiência desaparecidas nas faturas físicas (no verso) e digitais (no rodapé) de contas de água, luz, gás, internet e telecomunicações. A medida visa ampliar o alcance da busca e fortalecer a rede de solidariedade.
3. Licença para avós maternos não reconhecidos em certidão
A terceira lei aprovada permite que servidores municipais, ao se tornarem avós maternos de uma criança que ainda não tem o nome do pai registrado na certidão, possam se ausentar do trabalho por até cinco dias consecutivos a partir do nascimento. A iniciativa reconhece os laços familiares socioafetivos e apoia a primeira infância.
Com as iniciativas, a parlamentar reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e protetiva, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
“O Junho Violeta nos lembra que respeitar e proteger nossos idosos é papel de toda a sociedade. E cabe ao poder público liderar esse processo com ações concretas”, conclui.
Últimas notícias
Justiça determina que Governo de Alagoas libere acesso de JHC a sistemas estaduais em 24 horas
Sistema de abastecimento de água passa por testes em Passo de Camaragibe
Município de Campo Grande é condenado a adequar despesas com Poder Executivo
Polícia Civil procura suspeitos de matar gata Camila Regina em Maceió
Artista de Penedo faz sucesso nas redes e registra marca na Registartt
SUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto risco
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
