Junho Violeta: conheça três projetos de lei que ampliam a proteção da população idosa em Maceió
Diversas ações foram realizadas durante o mês

No mês do Junho Violeta, dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, a vereadora Teca Nelma destaca três projetos de lei de sua autoria que já foram aprovados e contribuem para ampliar a proteção, o respeito e os direitos dessa parcela da população em Maceió.
“O envelhecimento deve ser acompanhado de dignidade, segurança e políticas públicas reais. Esses projetos são parte do nosso compromisso com uma cidade que respeita todas as fases da vida”, afirma a parlamentar.
Confira os projetos aprovados:
1. Combate ao idadismo
Aprovada em 2023, a lei institui o dia 14 de julho como o Dia Municipal de Conscientização pelo Combate ao Idadismo, forma de preconceito baseada na idade. A proposta busca promover debates, ações educativas e políticas públicas que enfrentem estigmas e violências sofridas por pessoas idosas.
2. Divulgação de desaparecidos nas faturas de consumo
Outro projeto aprovado obriga a veiculação de fotos e informações de crianças, pessoas idosas e com deficiência desaparecidas nas faturas físicas (no verso) e digitais (no rodapé) de contas de água, luz, gás, internet e telecomunicações. A medida visa ampliar o alcance da busca e fortalecer a rede de solidariedade.
3. Licença para avós maternos não reconhecidos em certidão
A terceira lei aprovada permite que servidores municipais, ao se tornarem avós maternos de uma criança que ainda não tem o nome do pai registrado na certidão, possam se ausentar do trabalho por até cinco dias consecutivos a partir do nascimento. A iniciativa reconhece os laços familiares socioafetivos e apoia a primeira infância.
Com as iniciativas, a parlamentar reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e protetiva, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
“O Junho Violeta nos lembra que respeitar e proteger nossos idosos é papel de toda a sociedade. E cabe ao poder público liderar esse processo com ações concretas”, conclui.
Últimas notícias

Carreta carregada com água mineral tomba na BR-316, entre Maribondo e Pindoba

Espigões: Recomendação do MPAL é mantida e construtora tem alvará negado pela Justiça

Júri condena réu a 19 anos e 3 meses por assassinato cometido na frente da família da vítima

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores, em Joaquim Gomes

Professor de inglês é preso por posse de material pornográfico infantojuvenil em Santana do Ipanema

Sefaz-AL amplia canais para adesão ao Programa de Extinção de Débitos Tributários
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
