Junho Violeta: conheça três projetos de lei que ampliam a proteção da população idosa em Maceió
Diversas ações foram realizadas durante o mês
No mês do Junho Violeta, dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, a vereadora Teca Nelma destaca três projetos de lei de sua autoria que já foram aprovados e contribuem para ampliar a proteção, o respeito e os direitos dessa parcela da população em Maceió.
“O envelhecimento deve ser acompanhado de dignidade, segurança e políticas públicas reais. Esses projetos são parte do nosso compromisso com uma cidade que respeita todas as fases da vida”, afirma a parlamentar.
Confira os projetos aprovados:
1. Combate ao idadismo
Aprovada em 2023, a lei institui o dia 14 de julho como o Dia Municipal de Conscientização pelo Combate ao Idadismo, forma de preconceito baseada na idade. A proposta busca promover debates, ações educativas e políticas públicas que enfrentem estigmas e violências sofridas por pessoas idosas.
2. Divulgação de desaparecidos nas faturas de consumo
Outro projeto aprovado obriga a veiculação de fotos e informações de crianças, pessoas idosas e com deficiência desaparecidas nas faturas físicas (no verso) e digitais (no rodapé) de contas de água, luz, gás, internet e telecomunicações. A medida visa ampliar o alcance da busca e fortalecer a rede de solidariedade.
3. Licença para avós maternos não reconhecidos em certidão
A terceira lei aprovada permite que servidores municipais, ao se tornarem avós maternos de uma criança que ainda não tem o nome do pai registrado na certidão, possam se ausentar do trabalho por até cinco dias consecutivos a partir do nascimento. A iniciativa reconhece os laços familiares socioafetivos e apoia a primeira infância.
Com as iniciativas, a parlamentar reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e protetiva, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
“O Junho Violeta nos lembra que respeitar e proteger nossos idosos é papel de toda a sociedade. E cabe ao poder público liderar esse processo com ações concretas”, conclui.
Últimas notícias
Justiça convida trabalhadores de entrega por aplicativo a participarem de Escuta Acolhedora
MP pede investigação de suposto golpe aplicado por empresários com prejuízo de mais R$ 50 milhões
Justiça mantém júri popular de empresário acusado de matar PM em Arapiraca
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Homem é preso em Arapiraca com quase 600 g de maconha no bairro Verdes Campos
Polícia Civil investiga acidente que matou estudante do Ifal em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
