Casas com solo superaquecido na cidade de Penedo são interditadas pela Defesa Civil
Famílias serão assistidas com aluguel social até que o fenômeno seja estudado; amostras do solo foram recolhidas
Após relatos de aquecimento anormal do solo e liberação de fumaça em duas residências vizinhas localizadas no bairro Santa Cecília, a Prefeitura de Penedo agiu com rapidez e acionou a Defesa Civil Municipal, que foi ao local investigar a origem do fenômeno e adotar medidas de segurança para os moradores.
O solo e parte das paredes de ambas as residências apresentavam aquecimento incomum. Para apurar as causas do fenômeno, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente levou ao local um geólogo do município, que recolheu amostras de materiais para análise técnica.
Um relatório completo está sendo elaborado e será encaminhado aos órgãos competentes para embasar medidas futuras.
As famílias relataram que, em determinadas regiões da casa, o solo tem esquentado bastante, assim como parte da parede. Em um dos pontos, um morador abriu um buraco na tentativa de descobrir o que estava causando o problema. Ele conta que chegou a sair fumaça do local.

Origem
A situação, que ganhou repercussão após vídeo divulgado por moradores mostrando fumaça saindo do chão de uma das casas, foi oficialmente comunicada à Defesa Civil de Penedo nesta última quinta-feira (03).
Imediatamente, uma força-tarefa composta pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura, Assistência Social e pela própria Defesa Civil foi mobilizada até ao local. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e se fez presente para garantir a integridade das famílias e fazer também sua análise.
Medidas
Como medida preventiva, a área afetada foi imediatamente interditada e foi oferecido para as oito pessoas que residem nas duas casas a adesão ao aluguel social, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, garantindo abrigo digno e seguro até a completa resolução do caso.

O coordenador da Defesa Civil local, Geraldo Sabino, esteve nas casas e contou que a interdição foi necessária para preservar a segurança dos moradores, enquanto se investiga o que tem provocado o aquecimento. As famílias passarão a receber um aluguel social para que possam permanecer em outras casas.
“Trabalhamos com responsabilidade e compromisso com a vida das pessoas. Assim que a Defesa Civil recebeu a denúncia, todas as secretarias envolvidas foram acionadas e já estamos tomando todas as providências técnicas e sociais para proteger os moradores e entender o que está acontecendo, mas ainda não há uma previsão sobre a conclusão das análises”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Penedo, Geraldo Sabino.

A Prefeitura de Penedo informou que segue acompanhando a situação de perto e reforça que está atuando com total transparência e cooperação entre os órgãos municipais. Novas informações serão divulgadas à população assim que os laudos estiverem concluídos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
