Carregadores instalados em prédios poderão ter que se adequar a novas normas
Nota técnica sobre o tema deve sair em julho
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) não proibiu a instalação de carregadores para veículos elétricos em garagens de edifícios, mas emitiu um alerta importante: recomenda que edificações verticalizadas aguardem a publicação da norma nacional antes de realizarem novas instalações. A recomendação foi feita em resposta a um ofício do Ministério Público Estadual, que pediu esclarecimentos sobre os riscos apontados na polêmica Nota Técnica 01/2025 do CREA-SE.
Segundo o documento, quem instalar carregadores antes da regulamentação poderá ser obrigado a realizar adequações futuras, caso a nova norma traga exigências adicionais de segurança contra incêndio.
“Poderá incorrer em aplicação de exigência normativa assim que for produzida decisão em nível nacional”, alerta o Corpo de Bombeiros em conjunto com a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT).
O posicionamento do CBMAL reforça a necessidade de cautela por parte dos responsáveis técnicos e gestores condominiais, sobretudo diante da ausência, até o momento, de uma diretriz unificada no Brasil sobre recarga de veículos em ambientes fechados.
Instalação requer aprovação da assembleia, projeto técnico e ART
Apesar da ausência de norma nacional definitiva, quem decidir seguir com a instalação deve atender a requisitos técnicos e legais já estabelecidos. Isso inclui:
• Aprovação prévia em assembleia de condôminos, conforme o Código Civil e a convenção do condomínio;
• Projeto técnico elaborado por profissional habilitado, com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) registrada no CREA;
• Observância às normas técnicas:
• NBR 5410, que regulamenta as instalações elétricas de baixa tensão;
• NBR 17019, norma da ABNT que trata especificamente da infraestrutura para recarga de veículos elétricos.
Além disso, é fundamental que o condomínio realize um estudo de carga elétrica, para identificar quantos carregadores a estrutura suporta com segurança, evitando sobrecargas que possam comprometer a instalação elétrica do edifício.
Norma nacional deve sair ainda em julho
A boa notícia para o setor é que, segundo o próprio Corpo de Bombeiros, o Comitê Nacional Especial sobre Segurança contra Incêndio em Veículos Elétricos e Acumuladores de Energia está em fase avançada de elaboração de uma norma técnica nacional, que deve ser publicada ainda neste mês de julho.
A expectativa é que a nova regulamentação traga critérios técnicos padronizados e segurança jurídica para as instalações, equilibrando os avanços da eletromobilidade com a proteção estrutural das edificações.
Até lá, o CBMAL recomenda que novos projetos de recarga em garagens de edifícios verticais sejam avaliados com prudência, enquanto seguem os debates técnicos com o CREA-AL e demais órgãos responsáveis pela consolidação do marco normativo da mobilidade elétrica no país.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
