Justiça mantém decisão que leva PMs acusados da morte do empresário Marcelo Leite a júri popular
Por unanimidade, os desembargadores negaram provimento aos recursos interpostos pelas defesas dos réus Jilfran Santos Batista, Ariel Oliveira Santos Neto e Xavier Silva de Moraes
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu manter a decisão que leva a julgamento pelo Tribunal do Júri os policiais militares acusados de envolvimento na morte do empresário Marcelo Leite, de 31 anos, atingido por um disparo de fuzil durante uma abordagem policial em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
Por unanimidade, os desembargadores negaram provimento aos recursos interpostos pelas defesas dos réus Jilfran Santos Batista, Ariel Oliveira Santos Neto e Xavier Silva de Moraes. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (9), após pedido de vista do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. O relator do processo foi o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto.
O caso ocorreu em novembro de 2022, quando Marcelo Leite foi baleado durante uma abordagem em frente ao 3º Batalhão da Polícia Militar, em Arapiraca. Segundo a versão inicial apresentada pelos PMs envolvidos, o empresário não teria obedecido à ordem de parada e teria apontado uma arma para os militares, o que motivou a reação da guarnição. Marcelo foi atingido por um disparo de fuzil nas costas, foi socorrido e transferido para São Paulo, onde morreu 20 dias depois.
Durante as investigações, no entanto, imagens de câmeras de segurança e a reconstituição do crime indicaram que a arma supostamente usada por Marcelo Leite foi plantada na cena pelos próprios policiais. O Ministério Público de Alagoas denunciou os envolvidos pelos crimes de homicídio qualificado, fraude processual e denunciação caluniosa.
Jilfran Batista, apontado como autor do disparo, é o único dos réus que se encontra preso, após descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça. Ele foi transferido para o Presídio Militar, em Maceió. Os outros três réus respondem ao processo em liberdade.
Com a decisão da Câmara Criminal, o processo segue para julgamento pelo Tribunal do Júri, que será realizado em Arapiraca, mas ainda sem data definida. Familiares e amigos da vítima acompanham o caso e têm cobrado justiça desde a morte do empresário.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
