Calheiros defende o Brics, critica taxação de Trump e diz que o americano está usando Bolsonaro
O senador alagoano é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa e pede que o Brasil utilize a Lei da Reciprocidade
O senador Renan Calheiros (MDB) saiu em defesa do Brics, grupo de países que o Brasil faz parte, durante discurso no Plenário do Senado nessa segunda-feira (14), criticando, ainda, a taxação aos produtos brasileiros promovida pelo presidente americano Donald Trump.
Ainda em seu pronunciamento, Renan Calheiros afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido usado pelo republicano como pretexto para a taxação.
“Somos deficitários na balança comercial. Os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos têm preço, qualidade e, portanto, são competitivos mundialmente. Ainda que não imediatamente, eles [produtos] devem encontrar mercados alternativos no mundo. Entre eles, a Europa, o próprio Brics, que reúnem 50% da população mundial, 45% do comércio e 30% do PIB global”, disse o senador.
Para Renan Calheiros, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos no Senado, o principal motivo da taxação de Trump se dá pelo interesse do Brics em buscar uma moeda alternativa ao Dólar.
“Bolsonaro foi um pretexto e está sendo usado. A questão do fundo, do ponto de vista comercial, é o debate no Brics sobre uma moeda única. Os Estados Unidos temem o enfraquecimento do Dólar e a perda da influência global. É legítimo e natural que esses países do Brics busquem melhorar e azeitar as relações comerciais entre eles”, afirmou.
O alagoano aponta também que Trump tenta subjugar o Brasil ao atacar o Supremo Tribunal Federal (STF).
“A carta de Trump a Lula, com arreganhos ao Supremo Tribunal Federal e ao que chamou de caça às bruxas, tem o condão de subjugar a Suprema Corte e alterar os rumos do seu processo penal”, finalizou o senador.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
