Arapiraca recebe seminário que discute uso de telas por crianças e adolescentes
Parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal visa construir uma cultura de consciência sobre o uso do celular

Arapiraca foi a segunda a cidade alagoana a sediar o seminário “Proteger e Educar Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital”, promovido pelo governo de Alagoas em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Realizado na tarde desta terça-feira (15) no auditório do Cine Teatro do Planetário e Casa da Ciência, em Arapiraca, o evento contou com com a presença de gestores educacionais, profissionais da área da saúde, professores e estudantes da rede pública estadual.
Alguns dos participantes receberam um Guia Sobre Uso de Dispositivos Móveis, publicação elaborada pelo governo federal para ajudar na construção de uma cultura de proteção no uso de tecnologias digitais por crianças e adolescentes.

Representando a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, David Almansa, que também é Diretor de rede e Educação Midiática da Presidência da República, falou sobre os motivos que levaram à elaboração do Guia e da massificação da campanha pelo uso consciente das telas.
"Chegaram várias denúncias ao governo federal por meio de profissionais das áreas da educação, saúde mental, associação de pais, dentre outras, preocupados com as consequências nocivas que a exposição demasiada às telas pode causar nos jovens e crianças, tanto fisicamente, como psicologicamente, e nós resolvemos agir, levantar a
essa discussão com a sociedade", disse.
De acordo com uma pesquisa feita pelo governo federal sobre o tema, 93% da população brasileira entre 9 e 17 anos de idade é usuária de internet.
"Nós, a sociedade em geral, estamos cada vez mais dependentes do uso do celular, e essa realidade de tê-lo como uma peça que nos ajuda, também pode se transformar num objeto que cause problemas com depressão, ansiedade, desinformação, violência, então discutir isso é algo mais do que urgente, para podermos dizer: pais, professores, diretores, está na hora de se conversar com crianças e adolescentes sobre o uso correto das telas, pois o que elas podem causar é real e pode causar sérios transtornos", enfatizou o Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo de Alagoas, Wendel Palhares.

Auditório ficou lotado durante a explanação do tema. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Para a Secretária Municipal de Educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto, a discussão do tema na rede educacional chega em boa hora.
"A proteção da criança e do adolescente é também de nossa responsabilidade, educadores, e a tela oferece sim riscos à saúde e à integridade física das crianças, desde que alei do não uso de celulares foi implantada nas escolas , nós estamos construindo essa discussão", disse.
Assista a reportagem em vídeo logo abaixo e saiba mais detalhes:
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
